A movimentação estratégica deve aprofundar o desgaste diplomático com o Kremlin.

Reino Unido colaborou com EUA na captura de petroleiro com bandeira russa
A movimentação estratégica deve aprofundar o desgaste diplomático com o Kremlin.

A participação britânica na operação envolveu esforços coordenados por mar e ar.

A Rússia classificou a interceptação de seu petroleiro como uma violação do direito marítimo internacional.

O governo do Reino Unido confirmou, nesta quarta-feira (7), ter oferecido suporte logístico e operacional aos Estados Unidos na apreensão de um petroleiro venezuelano de bandeira russa no Atlântico Norte.

A embarcação havia recebido escolta de submarino russo nos últimos dias, segundo a mídia dos EUA. A apreensão do petroleiro tem o potencial de escalar as tensões entre Washington e Moscou. Segundo a agência de notícias Associated Press, tropas norte-americanas embarcaram no petroleiro.

“As Forças Armadas do Reino Unido forneceram apoio operacional pré-planejado, incluindo o fornecimento de bases, aos recursos militares dos EUA que interceptavam o petroleiro Marinera (antigo Bella 1) na região entre o Reino Unido, a Islândia e a Groenlândia, após um pedido de assistência dos EUA”, afirmou o Ministério da Defesa do Reino Unido.

A participação britânica na operação envolveu esforços coordenados por mar e ar. Segundo o Ministério da Defesa, um navio da Marinha Real atuou diretamente no suporte às unidades americanas durante a perseguição e interceptação do alvo.

Paralelamente, a Força Aérea Real (RAF) garantiu a cobertura de vigilância aérea. A embarcação interceptada, que recentemente teve o nome alterado de Bella 1 para Marinera, era monitorada de perto pelas potências ocidentais.

A Rússia classificou a interceptação de seu petroleiro como uma violação do direito marítimo internacional, argumentando que não havia jurisdição para o uso de força militar na abordagem. A posição é rebatida por Washington; a Casa Branca afirma que a apreensão é legal e fundamentada no fato de o navio navegar sob bandeira falsa.