Encontro será para discutir comércio exterior e alianças institucionais, além de segurança pública.

Reinaldo se reúne com governadores do Brasil Central em Brasília
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, PSDB, em discurso durante agenda. / Foto: Marina Pacheco

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), se reúne, nesta quinta-feira (dia 22), com os chefes dos Executivos estaduais que compõem o Fórum Brasil Central. O encontro será em Brasília.

De acordo com o portal do Consórcio, os governadores terão um jantar hoje, às 20h30, no Palácio do Itamaraty, na sala Brasília, no terceiro andar.

Já na sexta-feira (dia 23), começa o seminário Transpondo Barreiras e Ampliando Fronteiras, que vai discutir comércio exterior e alianças institucionais. O evento começa às 8h30 e vai até 13 horas, horário de Brasília, no Palácio Itamaraty, no auditório Wladimir Murtinho.

Na ocasião, ainda de acordo com o Consórcio, será feita uma apresentação dos resultados e projetos do grupo durante 2016 e 2017 pelo governador do Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que comandou o colegiado nestes dois anos.

Também será apresentada uma agenda internacional que servirá como uma ferramente de auxílio para o fortalecimento dos interesses comercias dos membros do Consórcio.

A solenidade contará, ainda, com a tramissão do cargo de presidente para o chefe do Executivo estadual de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB).

Os governadores farão uma mesa redonda chamada de Oportunidades e Desafios para o Brasil Central no âmbito internacional. Serão debatidas as dificuldades que precisam ser superadas nas relações de comércio exterior.

Segundo o secretário da Segrado, Jaime Verruck, o governado também vai discutir projeto de recuperação e ampliação da ferrovia TransAmericana. Ele vai se reunir com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, para tratar sobre a assinatura de protocolo de intenções entre os governos do Brasil e da Alemanha.

Segurança - O governador comentou, esta semana, em Campo Grande, que o encontro com os chefes das unidades federativas que formam o grupo, seria para discutir também segurança pública.

Conforme Azambuja, eles estão incomodados com o tratamento que o governo federal tem dado, em relação ao assunto, aos estados.

O Fórum Brasil Central é formado pelos chefes do Executivos estaduais de MS, Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Tocantins, Maranhão e Distrito Federal.