Evento segue até a próxima sexta-feira e discute desafios do agronegócio e novas tecnologias para o Cerrado

Reinaldo Azambuja participa de abertura do Showtec em Maracaju
Edição 2019 acontece na sede da Fundação MS, de hoje até sexta-feira (18), com mais de 100 expositores. / Foto: Portal Showtec

Começa hoje, quarta-feira (16), com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) mais uma edição do Showtec em Maracaju, a 160 km de Campo Grande, a primeira e maior feira tecnológica do calendário rural. O encontro reúne empresas e agricultores para discutir desafios do agronegócio e novas tecnologias para o Cerrado.

A ministra Tereza Cristina (PSB) já havia confirmado presença no evento, mas cancelou a vinda a Mato Grosso do Sul. O secretário de Inovação Desenvolvimento Rural e Irrigação, Fernando Camargo, a representará, conforme a assessoria de imprensa da chefa da pasta de Agricultura do governo federal.

A edição 2019 acontece na sede da Fundação MS, de hoje até sexta-feira (18), com mais de 100 expositores, mostras de ferramentas tecnológicas, maquinários agrícolas, painéis e espaços para realização de negócios.

O governador participa da abertura da feira às 8h e permanece na cidade para solenidades no período da tarde. Às 15h30 ocorre o descerramento de placa da obra de construção da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto e às 16h a passagem de Comando do 13° SGBM/Independente; do Major QOBM Bruno Santos Moreira Leite para o 2° Ten. QOBM Rodrigo Alves Bueno, no quartel do 13° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independete.

Neste ano, a feira traz o tema “Gerando negócios, produzindo conhecimento”. O presidente da Fundação MS, Luciano Mendes, destaca que os trabalhos realizados pela instituição, pautados em demanda e difusão.

“Com as demandas, buscamos soluções para os problemas encontrados pelos produtores, por meio de nosso Conselho Técnico Científico. E com a difusão, devolvemos ao produtor a informação gerada pelo trabalho de pesquisa. O Showtec é uma dessas ferramentas de difusão de tecnologias”, afirma.

Os participantes também poderão conhecer o Guia Prático de Altas Produtividades, uma estação para apresentação prática de tecnologias, criada pela Fundação MS para levar ao público tecnologias de manejo de solo, proteção de plantas e fitotecnia, que influenciam as altas produtividades de soja e milho no Estado.

No espaço, o público terá acesso a informações sobre velocidade de plantio e sistemas de distribuição de sementes em soja e milho, influência do tamanho da semente no potencial produtivo da lavoura de soja, uso de reguladores de crescimento na cultura da soja, efeito da época de dessecação pré-colheita sobre o rendimento da lavoura, fitotoxidez de diferentes herbicidas, controle biológico de pragas na soja e no milho e momentos de aplicação de fungicidas em soja.

Outra novidade é a criação de uma trincheira com mais de 20 metros de comprimento, onde serão demonstrados aspectos físicos, químicos e biológicos do solo. Temas como o uso de drones no agronegócio, sucessão familiar e a gestão da propriedade rural serão discutidos.

Haverá uma vitrine de tecnologias hortifruti, instalada pela Fundação MS em parceria com o Senar/MS para expor os materiais disponíveis no mercado que favoreçam a produção de hortaliças.

A Embrapa também traz assuntos pertinentes ao agro, entre eles: o manejo das pastagens na pecuária eficiente, previsão de geada para o milho safrinha 2019, aplicativo Guia Clima e escolha inteligente da forrageira a cultivar.

Haverá, ainda, mostras permanentes de tecnologias, com temáticas voltadas para o manejo, controle biológico, monitoramento, ferramentas para gestão da pecuária, entre outros itens.

Protagonismo juvenil – Os jovens que atuam no agronegócio também terão espaço durante a feira, por meio do Encontro de Jovens da Agropecuária. Desta vez, o assunto discutido será: “Fatos e Fakes do Empreendedorismo”. A ideia é estimular os participantes a despertarem características empreendedoras, encorajando-os na atuação local e a favor do agro.