Em Mato Grosso do Sul, 6.568 contribuintes serão contemplados neste lote

Receita faz pagamento do último lote de restituição do Imposto de Renda 2025 nesta terça
Em Mato Grosso do Sul, 6.568 contribuintes serão contemplados neste lote / Foto: Imposto de Renda (Foto: banco de imagens).

A Receita Federal realiza o pagamento do 5º e último lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) 2025, nesta terça-feira (23). Em Mato Grosso do Sul, serão contemplados neste lote 6.568 contribuintes, que receberão um valor total de R$ 13.410.754,52.

Os pagamentos das restituições serão realizados ao longo do dia e na conta informada no momento da declaração.

Esse lote contempla restituições de declarações 2025 transmitidas fora do prazo e com pendências solucionadas pelos contribuintes, além de restituições residuais de exercícios anteriores.


 

Ao todo, no Brasil, 387.277 contribuintes estão contemplados neste lote, que soma R$ 1,035 bilhão.

Como consultar
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição“.

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Como saber se caí na malha fina
Os contribuintes que não tiveram sua restituição liberada devem acessar a página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” para uma consulta completa da situação da declaração.

A informação estará disponível na opção “Extrato do Processamento”. Se for identificada alguma pendência na declaração, o contribuinte poderá retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

Além disso, é possível fazer a consulta pelo e-CAC, que permite ao contribuinte verificar se ele está na lista de espera ou se há alguma pendência.

Se a mensagem exibida for “Em Fila de Restituição”, significa que a declaração foi processada, mas a restituição ainda não foi liberada. Basta esperar e fazer a consulta nos próximos lotes.

Já no item “Pendências de Malha”, o contribuinte pode verificar se sua declaração está em malha e também verificar qual é o motivo pelo qual ela ficou retida.

Neste caso também é possível observar se há alguma pendência e o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações. Corrigindo o erro ou pendência, basta enviar uma declaração retificadora pelo Programa Gerador da Declaração ou pelo aplicativo.