Começou hoje (5) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, a avaliação das condições das lavouras do milho segunda safra em Mato Grosso do Sul após a demora no plantio em decorrência do atraso na colheita da soja em função das chuvas de fevereiro e março.

A equipe 9, que chegou de manhã a Dourados e nesta sexta-feira (6) segue para Campo Grande, percorreu nesta semana as lavouras localizadas nas regiões de Cascavel e Guaíra, no Paraná.

De acordo com o coordenador do Rally da Safra, André Pessôa, o atraso no início da colheita de soja gerou temor entre os produtores em relação ao plantio da safrinha de milho dentro do calendário ideal. Além disso, o clima afetou o desenvolvimento em diversas regiões. “É importante ir a campo nesse momento para verificar como o período de estiagem afetou o potencial produtivo das lavouras”.

Perspectivas da Agroconsult mantém a previsão inicial de aumento de 12% na área de safrinha, totalizando 10,8 milhões de hectares. No entanto, a produção do milho segunda safra é estimada em 52,5 milhões de toneladas, com queda de 4% sobre a safra passada e também sobre o relatório anterior da Agroconsult.

Para os técnicos, essa alteração se deve à continuidade do clima mais seco sobre o Centro-Oeste do Brasil, diminuindo o potencial de produção. Em comparação com a safra passada, a produção atual deverá ser 2,7% menor.

Palestra gratuita – O coordenador da equipe 9, Fábio Meneghin, faz palestra gratuita sobre o mercado de soja e milho a produtores da região de Dourados, hoje às 19h no espaço Kikão Eventos. Essa etapa do rally termina amanhã em Campo Grande.

Técnicos da equipe 10 percorrem lavouras de Goiás, depois seguem para Rondonópolis, Primavera do Leste e Cuiabá, no Mato Grosso. A equipe 11 continua no MT e visita propriedades em Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop, onde encerra os trabalhos no dia 20 deste mês.