Quer fazer estágio na Petrobras? Inscrições começam hoje
Plataforma da Petrobras: há vagas de estágio na estatal para nível superior, médio e técnico

Começam hoje as inscrições para o programa de estágio da Petrobras. O processo seletivo é para formar cadastro reserva de estudantes de nível superior, médio e técnico.

O valor da bolsa varia de 473,97 a 1.853,27 reais, dependendo do local de trabalho e da carga horária.

Cada candidato pode se inscrever em até três vagas, definindo sua ordem de preferência, da mais prioritária para a menos prioritária, no site da Petrobras.

Para se candidatar, é preciso ter pelo menos 16 anos de idade. Estudantes dos níveis médio e técnico precisam estar matriculados e ter frequência regular numa instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

Já os candidatos para as vagas de nível superior devem estar cursando, no mínimo, o 3º período de um curso de bacharelado ou de  licenciatura ou curso tecnólogo de uma instituição também reconhecida pelo MEC. Só valem os cursos aceitos pelo PCAC (Plano de Classificação e Avaliação de Cargos), da Petrobras, como requisito de formação para o cargo correlato.

Locais de trabalho

As oportunidades são para Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Carga horária

O estagiário da Petrobras trabalhará entre 20 e 30 horas por semana, dependendo da sua vaga. A carga horária de 40 horas semanais só será permitida no caso de estudantes matriculados em cursos que alternem aulas teóricas e práticas, nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais.

Processo seletivo

Os candidatos passarão por duas etapas de avaliação. A primeira será online e avaliará pré-requisitos e conhecimentos básicos. A segunda parte da seleção será realizada presencialmente e incluirá uma entrevista para avaliação de conhecimentos específicos e habilidades.

As provas online serão feitas entre 28 de fevereiro e 1º de março, das 8h às 18h, pelo horário de Brasília. Os resultados sairão no site da Petrobras no dia 9 de março. A convocação para a etapa presencial depende da classificação na prova e da prioridade indicada pelo candidato na inscrição.