Acidente aconteceu durante tentativa de pouso após uma pane no mda aeronave. Caso será investigado pela Cenipa

Queda de avião agrícola em lavoura de soja deixa piloto ferido
O avião caiu em uma plantação de soja a cerca de 20 quilômetros de São Gabriel / Foto: Sidney Assis

Uma pane no motor causou a queda de um avião agrícola em meio a uma plantação de soja na área rural de São Gabriel do Oeste - município a 140 quilômetros de Campo Grande. O acidente aconteceu durante uma tentativa de pouso e deixou o piloto, identificado como Anderson Dias, ferido.

O caso aconteceu na tarde desta segunda-feira (10) na Fazenda Monte Azul, localizada a 20 quilômetros de São Gabriel. Segundo informações repassadas a imprensa, o piloto havia acabado de pulverizar a plantação e se preparava para pousar na pista da propriedade quando o acidente aconteceu.

A cerca de 500 metros da pista de pouso, durante uma manobra de conversão para a direita, o piloto percebeu uma pane no motor e tentou fazer um pouso no meio da plantação, mas sem sucesso. A aeronave, com prefixo PT-UUE, se arrastou por 95 metros, colidindo em morros de terra e abrindo uma cratera no meio na lavoura até parar de cabeça para baixo.

O piloto sofreu vários ferimentos pelo corpo e foi retirado do avião pelo morador de uma fazenda vizinha, que viu a queda de longe foi até o local de moto. Ele foi socorrido até o Hospital de São Gabriel do Oeste, onde permanece em observação. As informações são de que a vítima não corre risco de morte.

Três peritos da Delegacia Regional de Coxim foram ao local, que ficou isolado até a chegada de equipes da Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). A aeronave ficou destruída.

Segundo acidente - Um piloto de 41 anos, identificado como Gilsimar Ferreira Freitas, morreu após o avião que pilotava cair em uma lavoura de soja no município de Chapadão do Sul – distante 321 quilômetros da Capital. A suspeita é que o acidente tenha acontecido no domingo (9), mas os destroços da aeronave só foram localizados ontem.

As causas do acidente ainda serão apuradas por técnicos. Conforme o O Correio News, algumas pessoas chegaram a relatar que o motor apresentou um barulho estranho durante o voo realizado no o evento do fim de semana. Familiares do piloto também não descarta que a vítima tenha sofrido um apagão devido aos remédios que tomava. (Colaborou Sidney Assis, de Coxim)