Quatro por um: sem Messi, Argentina enfrenta o Peru com ataque reforçado
Kranevitter, Higuaín e Dybala: três novidades na Argentina para jogo contra o Peru / Foto: Guadalupe Pardo/Reuters

Sem Messi, qual é a tática? É ser ainda mais ofensivo. E assim o técnico Edgardo Bauza armará a Argentina para o duelo contra o Peru, nesta quinta-feira, às 23h15, em Lima, pela nona rodada das Eliminatórias. Sem o craque do Barcelona, que se recupera de lesão na coxa, o treinador argentino confirmou que usará Gonzalo Higuaín, Dybala, Dí María e Agüero no ataque para tentar voltar à liderança das eliminatórias. No lado peruano, Guerrero e Cueva são as esperanças para Ricardo Gareca.

Além de Messi, Biglia também é desfalque no time argentino. Ele teve uma lesão muscular e será desfalque até contra o Paraguai, na próxima rodada. A principal novidade no time é o retorno de Higuaín ao time titular. Ele não atua desde a Copa América Centenário e, apesar da boa fase nos clubes, convive com as críticas na seleção argentina devido aos gols perdidos nos momentos decisivos. Mas tem moral com “Patón” Bauza.

– Sempre vivemos condenando. Nos custa ressaltar o lado bom das pessoas. Higuaín é (jogador) de seleção. Se jogamos com três camisas 9, eles devem procurar o equilíbrio. A equipe vai ajudá-los. O único 9 será Higuaín. Os demais são jogadores que desequilibram na parte ofensiva. Quando assumi, falei com ele, que me disse que estava se adaptando na nova vida, à mudança. Ele vai jogar na sua posição habitual, com liberdade. Está em um bom momento – analisou o ex-técnico do São Paulo.

Higuaín havia sido convocado para os jogos contra Uruguai e Venezuela, mas teve lesão muscular na perna esquerda e foi cortado. O atleticano Lucas Pratto foi titular e agora irá para o banco. A Argentina é a terceira colocada na tabela, com 15 pontos, mas saldo de gols menor que o Brasil. Bauza irá escalar a seguinte equipe na noite desta quinta: Romero; Zabaleta, Otamendi, Funes Mori e Rojo; Mascherano, Kranevitter; Dybala, Agüero, Di Maria e Higuaín. 

Vice-lanterna das eliminatórias com sete pontos, o Peru vem de vitória contra o Equador na última rodada, apenas a sua segunda nas eliminatórias. Ao contrário do técnico rival, Ricardo Gareca não confirma o time. Certo mesmo é que o são-paulino Cueva e o rubro-negro Guerrero são as referências do time. E Gareca espera uma postura agressiva de sua equipe. Mas reconhece que é coadjuvante. 

– A gente pensa o jogo de uma maneira e ele se desenvolve de outra forma. Creio que a Argentina terá predomínio e nós também. Será um duelo intenso. Conhecendo Bauza, por quem tenho um grande respeito, creio que a Argentina vai ser protagonista – analisou. 

equador x chile: duelo para fugir da crise

Equador e Chile chegaram a liderar as eliminatórias e agora lutam para voltar à zona de classificação para o Mundial. Os equatorianos vêm de três derrotas seguidas e estão na quinta posição. Os chilenos ocupam o sétimo posto. Os campeões da Copa América – em 2015 e 2016 – venceram apenas uma partida das últimas seis disputadas. As duas equipes se enfrentam às 18h, no Olímpico Atahualpa, em Quito.

Entre os donos da casa, as lesões são um problema. Os meias Quiñonez, do Emelec, e Jefferson Montero, do Swansea, são desfalques. No lado chileno, a principal dúvida recai sobre o ex-palmeirense Valdivia. A imprensa do país exaltou os treinamentos do camisa 10 durante a semana, mas diz que o jogador não tem lugar garantido na equipe titular de Juan Antonio Pizzi. O meia se recupera de contratura na coxa e não atua pelo Chile desde o ano passado.

uruguai x venezuela: suárez e cavani contra o lanterna

Com 16 pontos, o Uruguai recebe a Venezuela no estádio Centenário, em Montevidéu, com promessa de casa cheia. São três pontos certos? Não exatamente. É o que pregam os uruguaios, líderes das eliminatórias até o momento.

– Tratamos de não olhar a tabela. Vamos jogo a jogo. Em casa temos que ser fortes. Temos que ganhar todos os pontos que podemos ganhar – prega o volante Arévalo Ríos.

Óscar Tabarez promoverá a entrada do meia Lodeiro no lugar de Gastón Ramírez, que está suspenso. O zagueiro e capitão da Celeste, Diego Godín, irá jogar. Ele se recuperava de um problema no joelho, mas está escalado. A dupla Suárez e Cavani está confirmada no ataque celeste. Próximo adversário do Brasil, a Venezuela deve ter o retorno do meia Alejandro Guerra, do Atlético Nacional. Otero, do Atlético-MG, também deve aparecer na equipe principal.

As duas equipes se enfrentam às 20h desta quinta-feira.

paraguai x colômbia: james fora

A véspera de Paraguai x Colômbia foi frustrante para os colombianos. Em sua entrevista coletiva, o técnico José Pékerman confirmou a ausência de James Rodríguez na partida. O camisa 10 do Real Madrid se recupera de lesão na perna esquerda e talvez voltará para o duelo com o Uruguai, na próxima terça. Cuadrado ganha força para entrar na equipe titular, que ocupa a quarta posição com 13 pontos.

Donos da casa, os paraguaios estão em sexto, com 12 pontos. A principal novidade na equipe de Francisco Arce é a entrada do jovem atacante Cecílio Domínguez, do Cerro Porteño, que fará sua estreia na seleção principal. O duelo acontece no Defensores del Chaco, em Assunção, às 20h30 desta quinta-feira.