Aproximadamente 22 casas serão demolidas por ocupação irregular. Famílias devem se reunir com prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) para discutir onde serão abrigadas.

Quatro casas construídas irregularmente em áreas públicas são demolidas
Casas no Bairro Jardim Umuruana em Cuiabá estão sendo demolidas / Foto: Air Praieiro/ Arquivo pessoal

Quatro casas foram demolidas nesta quarta-feira (4) no Bairro Jardim Umuarama, em Cuiabá, durante cumprimento de mandados de reintegração de posse. Elas foram construídas irregularmente em áreas públicas. Ao todo, 22 residências devem ser demolidas. A multa para quem não cumprir a decisão é de R$ 300.

A decisão é do juiz Rodrigo Roberto Curvo, a Vara Especializada do Meio Ambiente de Cuiabá. Policiais militares acompanham o cumprimento da reintegração de posse.

Segundo o defensor público Air Praieiro, mais de 30 famílias ocupam a área onde deve ocorrer a desocupação. Ele conta que a ordem de desocupação teve início às 5h30. “Estamos aqui desde as 5h. Existem famílias que moram e ocupam esses terrenos”, contou.

O defensor afirma que as famílias não foram informadas para onde devem ir, apenas que deverão deixar as residências.

As quatro residências que foram demolidas até esta manhã, segundo o defensor público, não eram ocupadas por nenhuma família. As outras 22 residências devem ser desocupadas e demolidas durante a semana.

Uma reunião com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), foi marcada para quinta-feira (5), para definir para onde as famílias serão encaminhadas. “Marquei uma reunião com o prefeito para sabermos o que vai acontecer com as famílias”, disse.
 
De acordo com a decisão, caso os moradores demonstrem resistência em deixar as casas e descumprir a ordem da da Justiça, poderá ser utilizada a força policial.