Quase pronto? Velódromo tem áreas escondidas e acabamentos por fazer
Colocadas de sábado para domingo, placas de metal não estão perfeitamente alinhadas no topo / Foto: Globo Esporte

Aos olhos do Prefeito Eduardo Paes, o Velódromo está "quase pronto". Para aumentar essa impressão, o governante até adiou em um dia a entrega da chave simbólica ao Comitê Rio 2016 para que a fachada fosse coberta com placas de metal e tivesse uma aparência melhor. Ao se observar mais de perto, no entanto, é possível notar várias falhas no acabamento e muito trabalho por fazer, tanto no entorno quanto dentro da arena.

Tida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pela União Ciclística Internacional (UCI) como prioridade, a área de competição está de fato praticamente concluída. A pista de pinho siberiano está sujeita à poeira das obras nas áreas destinadas aos espectadores, mas recebeu elogios dos atletas pela qualidade do piso. O único problema visto pelo GloboEsporte.com à distância (a imprensa ficou em um local limitado no evento deste domingo) foi o piso da rampa de acesso à área central, que ainda depende de nivelamento.

Na construção em andamento das estruturas temporárias, como arquibancadas no anel superior, foram utilizados panos em dois tons de verde para cobrir sessões inteiras destinadas aos espectadores. De um dos lados da arena, panos pretos também eram usados nesta "maquiagem"

Em toda a circunferência da construção há concreto aparente. Parte receberá pintura, e outra parte será coberta com lona. Há irregularidades em vários locais, do piso ao teto. Também há pendências no sistema elétrico. De acordo com o Rio 2016, todo trabalho de construção civil será concluído até 10 de julho.

- Hoje o Velódromo está muito mais próximo do modelo de legado, sem as arquibancadas que a gente vai montar provisoriamente para os Jogos. A parte pesada de construção civil está completamente pronta, só há ajustes para fazer, como em todas as instalações, para que elas fiquem de fato perfeitas para os Jogos. Isso não nos preocupa mais. Nossa preocupação era ter a área esportiva aberta para os atletas, e a gente conseguiu fazer isso - disse o diretor de instalações do Comitê Rio 2016, Gustavo Nascimento.

Estruturas temporárias, como arquibancadas no anel superior e setores de imprensa (estandes de imprensa, posições de transmissão, plataforma para câmeras etc), ainda estão em fase inicial de construção. Segundo o Rio 2016, no entanto, este quesito seria finalizado às vésperas da competição, independentemente dos atrasos no restante do cronograma. A expectativa é que tudo seja finalizado até 21 de julho.

- Tem ainda uma parte de acabamento a ser feita, toda uma parte de decoração, que a gente chama de "look" dos Jogos. Falta muita parte temporária. Parte desse acabamento será feito com pintura, parte com lona. Isso será feito em todas as arenas, e é um trabalho completamente normal de preparação a 40 dias dos Jogos - avaliou Gustavo.

O Velódromo receberá competições de ciclismo de pista na Olimpíada, de 11 a 16 de agosto, e na Paralimpíada, de 8 a 11 de setembro. O local receberá treinos ainda nesta segunda-feira, mas depois só será reaberto em 24 de julho, mesma data em que a Vila dos Atletas passará a receber as delegações.