Também há posse dos suplentes na Câmara Municipal de Campo Grande e deputados e senadores no Congresso.

Quarta-feira é marcada pela posse dos deputados estaduais e federais
Plenário da Alems onde ocorrerá a posse e eleição da Mesa Diretora. / Foto: Luciana Nassar, Alems

Esta quarta-feira (1º) é marcada pela posse dos deputados estaduais e federais de Mato Grosso do Sul, além de serem empossados os vereadores de Campo Grande que ocupam as cadeiras deixadas para os políticos assumirem outros cargos.

Na Câmara Municipal, Luiza Ribeiro (PT) e Ademir Santana (PSDB) assumem as cadeiras de Camila Jara (PT) e João César Mattogrosso (PSDB), respectivamente, a partir das 8h30.

Jara foi eleita deputada federal, renunciou ao cargo de vereadora e toma posse hoje em Brasília, junto com os outros sete deputados federais. Na próxima quinta-feira (2), Mattogrosso assume a cadeira na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), deixada por Pedro Arlei Caravina (PSDB), que foi nomeado secretário de Governo.

A posse de João só será amanhã, pois Caravina assume como deputado hoje e se licenciará para voltar ao cargo de secretário.

Na Alems, a posse é de 24 deputados, sendo sete novos: Rafael Tavares (PRTB), Roberto Hashioka (União Brasil), Lia Nogueira (PSDB), Junior Mochi (MDB), Zeca do PT, Caravina e Pedro Pedrossian Neto (PSD).

Depois da posse, ainda hoje ocorre a eleição da Mesa Diretora e ao que tudo indica, há consenso em relação ao nome de Gerson Claro (PP) como presidente, Paulo Corrêa (PSDB) como primeiro-secretário e Renato Câmara (MDB) como vice-presidente. Entretanto, a segunda-secretaria está indefinida, com a disputa de Coronel David (PL) e Pedro Kemp (PT). A posse na Alems começa às 9h.

Congresso - Ainda de manhã, está prevista a posse dos 513 deputados federais eleitos em outubro do ano passado. Mais tarde, às 15h30 (MS), começa a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.

Por Mato Grosso do Sul, os deputados federais eleitos e reeleitos, são 8: Camila Jara, Vander Loubet (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB), Luiz Ovando (PP), Beto Pereira (PSDB), Geraldo Resende (PSDB), Marcos Pollon e Rodolfo Nogueira, ambos do PL.

Já o Senado, tem reuniões marcadas para esta quarta (1º) e quinta-feira (2) para eleger a nova Mesa, composta por presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários com respectivos suplentes. A escolha ocorrerá após a posse dos 27 senadores eleitos em outubro, o equivalente a um terço do senado, de acordo com procedimentos definidos pelo Regimento Interno. A represenante de Mato Grosso do Sul é a ex-ministra da Agricultura e Pecuária, Tereza Cristina (PP).

Convocadas pelo atual presidente, senador Rodrigo Pacheco, a primeira reunião preparatória, para a posse dos parlamentares, será na quarta-feira (1º) às 14h (MS). Em seguida será aberta a segunda reunião preparatória para a eleição do presidente do Senado.