Armas, eletrônicos e outras mercadorias eram misturadas a produtos legais para comercialização em diversas regiões do País

Quadrilha especializada em contrabando e descaminho de produtos do Paraguai é alvo da PF em MS
Armas, eletrônicos e outras mercadorias eram misturadas a produtos legais para comercialização em diversas regiões do País / Foto: Foto: Divulgação, PF

A PF (Polícia Federal) e a Receita Federal deflagraram na manhã desta quinta-feira (28) a Operação Manifesto, contra uma organização criminosa especializada em contrabando e descaminho de produtos do Paraguai. A ação foi autorizada pela 1ª Vara Federal de Dourados.

Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, sendo oito em Mato Grosso do Sul e um no estado de São Paulo. Foi determinado ainda o bloqueio de bens dos nove investigados no valor de R$ 622 mil.

As investigações começaram após a apreensão de mercadorias contrabandeadas e descaminhadas na rodovia BR-267, em Nova Alvorada do Sul. O manifesto de carga estava em nome do dono da transportadora e não do motorista, e o empresário se apresentou com intenção de alterar dados da ocorrência e perder a cobertura do seguro das mercadorias.

 

Análises e diligências posteriores realizadas pela PF constataram que se tratava de um grupo especializado no transporte de produtos paraguaios para o Brasil, numa estrutura bem organizada e com funções bem definidas. As mercadorias identificadas vão de armas de fogo, eletrônicos, medicamentos, armações e óculos,  dentre outros.

Após a compra no Paraguai, as mercadorias eram trazidas para Campo Grande ou cidades próximas. Depois, uma outra transportada era contratada para levar os produtos irregulares em meio a mercadorias legais a diversos destinos, principalmente São Paulo.

Participam da operação seis auditores fiscais da Receita Federal do Brasil, cinco analistas da Receita Federal do Brasil e 36 policiais federais.