Declaração dá tom de 'guerrilha' para suspeitas envolvendo desistências na chapa tucana

PSDB aposta em decisão do STF para sobras eleitorais contra ‘fogo amigo’ de aliados em MS

O deputado estadual Pedro Caravina, presidente do PSDB em Mato Grosso do Sul, afirmou que a legenda projeta a conquista de uma das oito vagas de deputado federal no Estado nas próximas eleições, considerando a nova modulação do STF (Supremo Tribunal Federal) para a distribuição das sobras eleitorais.

Segundo o dirigente, a alteração jurídica que eliminou a exigência do quociente eleitoral mínimo para a participação na segunda sobra de vagas tornou a chapa competitiva em relação a partidos aliados da base governista, como o PP, o PL e o Republicanos.

A declaração dá tom de ‘guerrilha’ para suspeitas de fogo amigo envolvendo desistências na chapa tucana. Caravina disse que o assédio de siglas concorrentes a pré-candidatos tucanos sinaliza que o partido ainda incomoda, mesmo depois de perder força com a revoada de lideranças desde o ano passado.


 

Nova modulação é ‘arma’ do PSDB contra aliados
Caravina explica que, com a decisão final do STF, que modifica a regra de sobras, o ninho tucano encontra rota para contornar o enfraquecimento pós-perda de integrantes.

Em março de 2025, o Supremo alterou a regra de distribuição de vagas no Poder Legislativo para permitir a participação de todos os partidos políticos na divisão das sobras eleitorais.

 
 

Assim, a decisão garante a permanência na disputa de siglas que não alcançam o antigo coeficiente mínimo de votos exigido pela legislação. A mudança resulta do julgamento de ações de inconstitucionalidade que declararam irregular a norma descrita no artigo 109 do Código Eleitoral.

Naquele julgamento, a Corte chegou a aplicar a validade da nova regra de forma retroativa ao pleito de 2022, sem afetar a atual composição sul-mato-grossense na Câmara e no Senado.

“O STF achou injusto você não deixar o partido que não atingiu o coeficiente não poder ter representatividade — a tal da democracia representativa. Por que você vai dar mais uma vaga para o União Brasil ou para o PP, se o PSDB tem gente que pode competir?”, explicou Caravina.