Prova da Unicamp cita " Game of Thrones " e leva fãs da série da HBO à loucura nas redes sociais
/ Foto: Reprodução

“Um Lannister sempre paga suas dívidas” — quem é fá da série da HBO Game of Thrones com certeza reconhece a frase como um dos “lemas” da casa Lannister, formada por alguns dos principais personagens do seriado, como a “maluca” da Cersei, o vilão-mocinho Jamie, o pior pai do mundo Tywin e o queridinho dos fãs, Tyrion Lannister. Pois a frase do anão favorito de Westeros acabou indo parar na prova de uma das mais renomadas faculdades do país, a Unicamp.

A frase, dita pelo personagem interpretado pelo ator Peter Dinklage, estampou na terça (16) a primeira pergunta de uma prova de matemática da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e provocou surprese entre os alunos da turma A do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científico (IMCC). Não à toa, várias fotos do exame foram parar nas redes sociais.

Após o sucesso, o G1 resolveu conversar com o professor responsável pela prova, Lucio Tunes dos Santos, para saber da onde veio a ideia da brincadeira. De acordo com o docente, a proposta era aliviar a tensão dos alunos na primeira avaliação após a greve e mostrar a importância que o português tem na resolução dos problemas de matemática: “Sempre tento encaixar algo da cultura popular nas minhas provas e, como essa foi a primeira após a greve, eu queria quebrar o clima tenso já no início. Essa era uma questão que, mesmo quem não assistiu à série, podia resolver. Alguns comentaram a questão na hora, eles riram e isso acabou quebrando o nervosismo“, contou ao portal online da Rede Globo.

O professor também afirma que ficou feliz com a repercussão positiva do caso na internet: “Esse é o tipo de questão que mistura matemática com a língua portuguesa. Muitos alunos acham que, ao fazer matemática, só precisam entender dos números e essa questão prova o contrário, é preciso saber se expressar“, explicou .