O objetivo é amenizar os efeitos negativos da pandemia do novo coronavírus.

Proposta prorroga vencimento de operações de crédito rural
Pequeno produtor rural em Planaltina (DF). / Foto: Sergio Amaral / MDS

O Projeto de Lei 1543/20 autoriza a prorrogação de dívidas da agricultura familiar pelo período mínimo de 12 meses.

O objetivo é amenizar os efeitos negativos da pandemia do novo coronavírus. O Congresso Nacional reconheceu estado de calamidade pública.

O texto em tramitação na Câmara dos Deputados trata exclusivamente de operações da agricultura familiar com vencimentos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro deste ano.

Prevê que não haverá incidência de tributo (IOF) sobre parcelas prorrogadas, tampouco restrição para concessão de novos financiamentos.

"A prorrogação é fundamental para socorrer os pequenos produtores rurais neste momento", disse o autor, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR).

"Eles estão passando por apreensão e incerteza, de um lado, e por dificuldades financeiras, de outro."