Intenção é que 4% do que se pagaria em ICMS seja direcionado para investimentos esportivos.

Proposta incentiva empresas a investir no esporte em MS
Proposta surgiu após audiência pública e será encaminhada ao governo estadual. / Foto: Wagner Guimarães/ALMS

O governo estadual vai receber uma proposta que foi discutida na Assembleia, para que as empresas invistam no setor esportivo de Mato Grosso do Sul, direcionando 4% do que pagariam em impostos (ICMS), para financiar projetos de diferentes modalidades, ações sociais e até clubes de futebol, que terão assim o devido apoio.

A proposta foi definida após discussão em audiência pública. “Entendemos que esta proposição deve ser do governo estadual, já que trata da questão fiscal e dos investimentos na área do esporte. Este recurso investido pelas empresas devem fomentar as práticas esportivas no Estado”, explicou o deputado José Carlos Barbosa (DEM).

O parlamentar explicou que a ideia inicial é que este recurso de impostos fique entre 0,2% (mínimo) a 0,5% (máximo) da arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do Estado. “Podem ser para diferentes projetos, como clubes de futebol, vôlei, basquete e ações sociais que tratam do esporte”.

Exposição - As empresas iriam direcionar estes recursos e ainda teriam a exposição da marca nos projetos ou eventos esportivos. “Para que haja este investimento neste modelo, as opções precisam ser aprovadas pela Fundesporte (Fundação Estadual de Desporto e Lazer), que vai avaliar e fazer o devido controle”, explicou Barbosinha.

Herculano Borges (SD) disse que esta alternativa já existe em outros estados. “Será uma forma legal do governo estadual investir no esporte, contando com as empresas, em uma parceria que teria até R$ 44 milhões a mais para o setor”. A expectativa é realizar agora uma reunião com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), para viabilizar a proposta.