Vigilância Sanitária fará coleta de amostras de carnes e laticínios em mais de 70 estabelecimentos comerciais. Produtos passarão por rigorosas análises

Promotor determina inspeção de carnes e laticínios em 70 estabelecimentos
Promotor de Justiça Etéocles Brito Júnior pede inspeção de carnes e laticínios em Dourados / Foto: Hedio Fazan

O Ministério Público Estadual determinou uma inspeção geral em todos os estabelecimentos comerciais de Dourados. A operação será realizada pela Vigilância Sanitária em mais de 70 pontos de vendas, como grandes redes de supermercado, hipermercado e mercados. O objetivo é recolher amostras de produto de origem animal oriundos de empresas que estão sendo investigadas pela Polícia Federal.

De acordo com o promotor de Justiça da Defesa do Consumidor, Etéocles Brito Júnior, com a repercussão das investigações policiais em âmbito nacional, surgiu a necessidade de comprovar a qualidade da carne na cidade de Dourados. Além disso a promotoria tem diversos termos de ajustamento de condutas (TACs) com mercados de Dourados que deveriam se adequar à legislação tanto em relação à carne quanto aos laticínios. O MPE, inclusive, pediu a interdição de um hipermercado de Dourados. O processo tramita no judiciário.

Segundo o promotor, em caso de reincidência, alguns estabelecimentos poderão ser multados, interditados e seus responsáveis penalizados de dois a cinco anos de reclusão. A Vigilância Sanitária de Dourados diz que são poucas as apreensões que faz em relação à carne em Dourados.

De acordo com o coordenador. Vili Schulz, a maioria das irregularidades que encontra é a falta de registro de inspeção. "Não há nenhum motivo para pânico em Dourados porque fazemos um trabalho preventivo em todos os estabelecimentos durante o ano todo. Vamos fazer a fiscalização, mais para assegurar a qualidade da carne de Dourados", disse, observando que recolherá amostras e elas serão encaminhadas para laboratórios.

Capital
A Superintendência Federal de Agricultura de Mato Grosso do Sul encaminhou nota à imprensa informando que atendendo a determinação do Departamento de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento, fará uma operação especial no mercado varejista da Capital com o objetivo de coletar amostras de produtos de origem animal, oriundos dos 19 estabelecimentos frigoríficos sob investigação da Polícia Federal.

Os produtos coletados são: linguiça, salsicha, presunto, apresuntado, mortadela, hambúrguer, bacon, carne congelada de frango e peru com ou sem osso, frango inteiro congelado, queijo, mussarela e mel. Esses produtos passarão por rigorosas análises fisio-químicas e microbiológicas. A operação atende a uma decisão judicial proferida no Paraná. "A SFA/MS reforça que até o momento não há nenhum estabelecimento frigorífico do estado sob investigação", destaca.