A iniciativa, que reúne vários investidores sociais, como o empresário Elie Horn e o apresentador televisivo Luciano Huck, tem o objetivo de apoiar e dar visibilidade a causas sociais pelo país.

Projeto social de MS concorre à doação de programa promovido por Luciano Huck
Projeto social de MS concorre à doação de programa promovido por Luciano Huck / Foto: Divulgação

O projeto social e esportivo Adote 1 Atleta, de Aquidauana-MS, está pré-selecionado entre as 100 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do Brasil a receber R$ 100 mil de recursos do programa filantrópico Movimento Bem Maior. 

A projeto aquidauanense passou por um processo seletivo e se sobressaiu as mais de 2.700 organizações sem fins lucrativos que participaram. Segundo o Movimento, apenas entidades pequenas puderam enviar propostas para concorrer à doação. De acordo com o edital do programa, somente 50 entidades sociais serão beneficiadas com 100 mil reais cada.

O Adote 1 Atleta está na segunda etapa, a de votação popular, na qual 100 organizações disputam para ver quem fica entre as 50 mais votadas, que receberão os recursos de apoio do Movimento. Ajude o projeto, vote no Adote 1 Atleta. Para votar, basta preencher um breve cadastro e selecionar o projeto de Aquidauana pelo link: https://movimentobemmaior.org/edital2019vote/.

Projeto é ferramenta de inclusão social a filhos de detentos

Fundado pelo agente penitenciário e, atualmente vereador, Cláudio dos Reis Alviço, o Adote 1 Atleta ministra oficinas de basquetebol para crianças e adolescentes de sete a 17 anos diariamente, nos períodos matutino e vespertino. A entidade também oferece oficiais de wrestling (luta olímpica) e o “TamborLata”, aulas de música com materiais recicláveis, que envolve além do desenvolvimento musical, a consciência em relação à preservação do meio ambiente.

O empreendimento social também proporciona reforço escolar no contraturno das aulas das crianças em Aquidauana e região, concomitante com atividades esportivas. Cláudio Alviço destaca que o objetivo do projeto é disponibilizar um espaço de convivência entre crianças e jovens, de maneira saudável e que respeite as diferenças sociais, étnicas, religiosas e de gênero.

“Também procuramos promover o acesso às noções básicas de higiene, educação e civismo. Nosso projeto visa atingir a população mais carente do município, sem distinção social, e que se apresenta em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Buscamos fazer com que as crianças participem e se envolvam por meio de reuniões e atividades desenvolvidas pelo Adote 1 Atleta, como forma de oportunizar a participação dos familiares, assim atingindo também as famílias das crianças e jovens atendidos”, ressalta Alviço.

O Adote 1 Atleta foi criado em 2009. O agente penitenciário percebeu a situação em que se encontravam os filhos de detentos do presídio de Aquidauana que iam visitar os pais. Segundo Cláudio Alviço, o projeto foi uma forma de acolher as crianças, que sempre visitavam seus familiares no estabelecimento penal e não sabiam lidar adequadamente com a circunstância de ver um pai ou uma mãe presa.

Foi assim que o agente penitenciário decidiu promover aulas de basquete na antiga quadra da Escola Estadual “Modelo” Antônio Corrêa, como forma de ocupar estas crianças e jovens, e os incluir socialmente. Além disso, Alviço oferece refeições no período em que estavam no projeto.

Em 2014, o projeto ganhou notoriedade nacional ao aparecer no programa da Rede Globo Caldeirão do Huck, no quadro “Um Por Todos, Todos Por Um”. Na época, o projeto do vereador aquidauanense ganhou uma nova sede totalmente reestruturada, com banheiros novos, sala de administração, bolas, uniformes e uma nova quadra.

No entanto, a manutenção do novo espaço, modernizado, é uma das principais “dores de cabeça” de Cláudio Alviço. Ele relata que, após a reestruturação, o custo com tarifas de energia e água são altos, além dos gastos para manter novas crianças e jovens alimentados e saudáveis, diante de maciça adesão ao projeto, após a popularidade no programa televisivo.

Ajude o Adote 1 Atleta. Vote na organização aquidauanense sem fins lucrativos para receber 100 mil reais do Movimento Bem Maior. Desta forma, a iniciativa social continuará auxiliando crianças de Aquidauana, Anastácio e região, por meio da prática esportiva, musical e reforço escolar. Para votar, basta seguir os passos abaixo:

1 - Acesse o site do Movimento Bem Maior no link:

https://movimentobemmaior.org/edital2019vote/

2 - Faça o seu cadastro. É necessário estar em mãos com o CPF e um e-mail que você tem acesso. Se você não tiver e-mail, basta criar um pelo Gmail. É fácil.

Criar conta no Gmail: https://bit.ly/2TCDHoL

3 - Depois de realizar o cadastro, você receberá um e-mail do Movimento Bem Maior pedindo para "confirmar e-mail". Após confirmar, você será redirecionado para a página de login. Faça o login com seu CPF e senha. Faça a busca por regiões e selecione MS. Após selecionar, é só procurar o vídeo com a professora Amaiza, coordenadora do Adote 1 Atleta e votar no projeto "O Ponto da Virada".

*Detalhe importante: o e-mail de confirmação do Movimento pode cair direto na Caixa de Spam do seu e-mail. Por isso, verifique e faça o acesso sem se preocupar, o e-mail é protegido.

Haverá dois pontos de votação em Aquidauana: Farmácia Popular, no Calçadão da Sete de Setembro e no Atlântico Super Center, no Bairro Santa Terezinha, a partir de quarta-feira, 10 de julho.

A votação também pode ser feita pelo smartphone/celular. É só seguir os mesmos passos acima.

Os votos serão recebidos pelo Movimento Bem Maior até o dia 14 de julho (domingo) às 22:59, no horário oficial de Mato Grosso do Sul. Não perca tempo, vote e colabore com o projeto Adote 1 Atleta.

Projeto social de MS concorre à doação de programa promovido por Luciano Huck
Projeto social de MS concorre à doação de programa promovido por Luciano Huck
Projeto social de MS concorre à doação de programa promovido por Luciano Huck