Proposta determina que o usuário poderá acompanhar em tempo real sua classificação no cadastro de atendimento no Sistema de Regulação.

Projeto quer informação em tempo real sobre cadastro de espera no sistema regulador em MS

Projeto de lei protocolado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), quer o acompanhamento em tempo real da classificação do cidadão sul-mato-grossense ao cadastro do usuário no Complexo Regulador Estadual de Atendimento à Saúde.     

Apresentado pelo deputado Pedro Kemp (PT), a proposta determina o acompanhamento em tempo real do usuário a sua classificação no cadastro de atendimento, a partir do protocolo de inscrição de solicitação no Sistema de Regulação. Portanto, o acesso aos dados deve respeitar o princípio da privacidade do paciente. 

Segundo o deputado, muitas pessoas estão inscritas e aguardam por exames e cirurgias. “Nosso objetivo é dar transparência, uma vez que hoje temos muitas pessoas inscritas, aguardando exames e cirurgias. O usuário não tem ideia qual a sua posição nesta fila e fica sem noção de quanto tempo ficará na espera”, defendeu.         

O parlamentar afirmou ao Jornal Midiamax que o projeto de lei quer que o governo garanta o acesso dos usuários do SUS às informações quanto a sua posição no cadastro. "A forma, se por meio de um aplicativo ou não, seria definida pelo governo".

Após protocolado na Casa de Leis, o projeto será analisado pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).