Cia. de Brincantes, do Ateliê Ramona Rodrigues, marca presença com brincadeiras tradicionais neste domingo, na Feira Borogodó

Projeto que resgata brincadeiras infantis tradicionais inicia temporada gratuita neste domingoCia. de Brincantes, do Ateliê Ramona Rodrigues, marca presença com brincadeiras tradicionais neste domingo, na Feira Borogodó
Cia. de Brincantes, do Ateliê Ramona Rodrigues, marca presença com brincadeiras tradicionais neste domingo, na Feira Borogodó / Foto: Temporada gratuita começa neste domingo, na Feira Borogodó. (Foto: Divulgação)

Em tempos em que cada criança já possui seu próprio telefone celular, qual o espaço que “sobra” para brincadeiras tradicionais de infância? Para promover e dar visibilidade a essas práticas, o Ateliê Ramona Rodrigues inicia, neste domingo (7), temporada gratuita do projeto Cia. de Brincantes.

A iniciativa, que existe desde 2013, promove oficinas, brincadeiras tradicionais, cantigas de roda e contação de histórias para a primeira infância e familiares, para resgatar a cultura da infância. Para isso, a iniciativa explora brinquedos artesanais com reaproveitamento de materiais, além de promover brincadeiras tradicionais, cantigas de roda e contação de histórias.

Nesta temporada, o projeto leva para as praças, parques e feiras vivências lúdicas para bebês, crianças e seus familiares. A ideia é promover, gratuitamente, convivência em grupo e socialização das comunidades que frequentam esses lugares.

O Projeto Cia. de Brincantes é uma realização do Ateliê Ramona Rodrigues, espaço criativo multicultural coordenado pela arte-educadora, brincante, atriz, diretora e professora de teatro Ramona Rodrigues — que há 40 anos desenvolve seu trabalho com o público infantil.

Entre as ações, estão a promoção de diversos eventos culturais, como: saraus, mostras de teatro infantil, intervenções artísticas em escolas, praças, prédios públicos e festivais.

O que vai rolar
A nova temporada do Projeto Cia. de Brincantes leva uma oficina de confecção de brinquedos artesanais, a partir do reaproveitamento de materiais e brincadeiras tradicionais com Ramona Rodrigues e cantigas de roda e contação de histórias com Edu Brincante.

Brincadeiras tradicionais ganham protagonismo em projeto de Campo Grande. (Foto: Divulgação)
Assim, as atividades ocorrem entre setembro e novembro, percorrendo praças, parques e feiras na cidade de Campo Grande, sendo uma das atividades realizadas no distrito de Furnas do Dionísio, em Jaraguari, Mato Grosso do Sul.

A programação completa será divulgada pelas redes sociais, nos perfis oficiais no
Instagram. Anota aí: @ciadebrincantes | @atelieramonarodrigues. A estreia, contudo, já tem data e local: será na Feira Borogodó (Praça Coophafé – Rua das Garças, 3164), a partir das 9h, com Ramona Rodrigues e Edu Brincante.