Oficinas de cerâmica tradicional são voltadas a mulheres indígenas que vivem nas aldeias urbanas de Campo Grande

Projeto promove oficinas de cerâmica tradicional Terena para resgatar saber ancestral em MS
Oficinas de cerâmica tradicional são voltadas a mulheres indígenas que vivem nas aldeias urbanas de Campo Grande / Foto: Projeto resgata saber ancestral da cerâmica Terena em Campo Grande (Foto: Divulgação).

A partir da próxima terça-feira, um novo projeto gratuito vai ensinar as técnicas e a arte da cerâmica tradicional Terena com o objetivo de resgatar o saber ancestral e fortalecer a geração de renda de mulheres indígenas em Campo Grande.

O projeto “A Cerâmica Terena Patrimônio do MS” oferece oficinas de cerâmica tradicional voltadas a mulheres indígenas que vivem nas aldeias urbanas de Campo Grande.

As atividades contemplam mulheres de 18 a 70 anos, em especial moradoras da região do Jardim Noroeste.

Nas oficinas, ministradas gratuitamente, as mulheres aprendem modos tradicionais de produção de peças utilitárias e decorativas, como vasos e colares, a partir de um saber coletivo transmitido entre gerações Terena.

Além da formação cultural, a iniciativa também prevê ações de estímulo à comercialização dessas peças, ampliando o acesso das artesãs indígenas a meios sustentáveis de geração de renda.

Para participar, interessadas podem entrar em contato com Ana Cláudia no telefone (67) 99233-4808. As oficinas acontecem na Associação de Artesãos Indígenas, na Rua Indianápolis, 1790.

As aulas serão ministradas a partir do dia 9 de setembro, das 13h às 17h, de terça a sexta-feira.