Para  participar do evento o projeto teve o apoio da Prefeitura de Maracaju através da Secretaria de Esportes e Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais.

Projeto Ginga Maracaju participou de formação e batizado em Campo Grande
Projeto Ginga Maracaju participou de formação e batizado em Campo Grande / Foto: Divulgação

O Projeto Ginga Maracaju esteve neste final de Semana (29/30), participando em Campo Grande do evento promovido pelo Projeto Vem Pra Roda Vem Brincar, filiado ao Grupo Memória, projeto coordenado pela Baixinha Estrutora de 1º Grau.

O evento teve várias oficinas além do ponto alto que é graduação troca de corda, e a presença do mestre Celso Carvalho do Nascimento (Mestre Celso), uma lenda viva da capoeira brasileira.

As atividades do sábado começaram com um aulão para os presentes, e na seqüência da programação palestra com Mestre Celso, falando sobre a capoeira e a trajetória da arte no Brasil.

Celso é um dos mais antigos mestres de capoeira vivo, hoje no auge dos seus 80 anos dedicados a capoeira é considerado uma enciclopédia viva da arte genuinamente brasileira.  “Uma coisa é pequena, outro dia ela é grande. Ninguém começa lá em cima”, Quem gosta de Capoeira? Eu respondo, quem ama não larga, quem ama cuida, preserva!” Mestre Celso é assim direto e objetivo, e assim contribuiu muito para o crescimento da Capoeira no Brasil.

Na noite de sábado, aconteceu o batizado com várias apresentações e resgate da história da capoeira, como a Puxada de Rede que era feita pelos escravos, e a apresentação do Maculelê (dança), e por fim o batizado.

Detalhe das apresentações que foram feitas utilizou matérias recicláveis, como a puxada de rede, os alunos do projeto mostraram o desrespeito com os rios, ao invés de peixe retiraram muito lixo da água.

Maculelê utilizado ao invés de paus, litros descartáveis. “Segundo baixinha coordenadora do projeto foi uma maneira de mostrar ao público presente pais e amigos, que além da arte da capoeira, as crianças aprendem muito mais, e preservar o  meio ambiente, respeito a natureza faz parte do aprendizado”, ela frisou ainda que 90% da sustentação do projeto vem através de reciclados, em coletas e campanhas feitas pelos alunos.

Mestre Noir Jesus Aranha (Mestre Aranha), presidente do Grupo Memória, falou da importância desse momento. “É um momento único, poder rever a família Memória avaliar o crescimento técnico e ter a presença do Mestre Celso, é sem dúvida para ficar na história do grupo e cada participante deve guardar esse momento para sempre, essa é a nossa raiz, nossa história, é Memória”, disse Aranha.

Para o professor Luiz Fábio (Maçaneta), coordenador do projeto Ginga Maracaju, esses encontros são importantes para criar laços cada vez mais fortes entre os praticantes de capoeira e membros do grupo, e principalmente pela busca do conhecimento e de melhoria para a prática de capoeira”, disse Maçaneta.

 

Projeto Ginga Maracaju participou de formação e batizado em Campo Grande
Projeto Ginga Maracaju participou de formação e batizado em Campo Grande
Projeto Ginga Maracaju participou de formação e batizado em Campo Grande
Projeto Ginga Maracaju participou de formação e batizado em Campo Grande