Proposta legislativa precisa passar pelo crivo da CCJR.

Projeto de lei quer incentivar instalação de usinas de oxigênio medicinal em MS

Projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos), quer implantar política estadual de incentivo à instalação de usinas geradoras de oxigênio medicinal nos estabelecimentos de saúde hospitalares e de internação.

Segundo o texto proposto, Mato Grosso do Sul poderá permitir a instalação de usinas geradoras de oxigênio medicinal nos estabelecimentos de saúde hospitalares e de internação e oferecerá incentivos para que as usinas geradoras de oxigênio medicinal sejam instaladas nas unidades hospitalares e de saúde que possuam leitos de internação, leitos complementares de internação e leitos de hospitais dia.

O texto estabelece ainda que a capacidade de produção das usinas ou miniusinas deverá atender: o número de leitos disponíveis na unidade; a quantidade média de atendimentos da unidade; três vezes o quantitativo médio de utilização oxigênio medicinal no ano anterior.

Segundo Vaz, o oxigênio é amplamente utilizado nas unidades de saúde, nas indústrias e nas usinas. “No processo de respiração, o ar é levado para os pulmões, onde uma grande quantidade de oxigênio é absorvida pelo sangue. Ele é então transportado para todas as partes do corpo, oxidando os tecidos desgastados e transformando-os em substâncias que podem ser facilmente eliminadas”.