A ferrovia é eixo estruturante do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

Projeto de ferrovia que vai ligar MS à Bolívia será apresentado nesta terça

O andamento do projeto da Ferrovia TransAmericana, que quer integrar as economias do Brasil e da Bolívia passando por Mato Grosso do Sul, será apresentado na terça-feira (19) na Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

O evento é realizado pelo Governo do Estado visando divulgar as oportunidades de fortalecimento e desenvolvimento socioeconômico. A apresentação será feita pelo coordenador do projeto Ferrovia TransAmericana, Daniel Rossi, e o evento contará com a presença do ministro do Itamaraty, João Carlos Parkinson de Castro.

O projeto nasceu de um consórcio formado por empresas que dependem do modal e estão interessadas em operá-lo após o término do contrato com a Rumo ALL, conectando a Malha Oeste à Ferroviária Oriental na Bolívia e sua possível conexão com a Ferroviária Andina, ligada aos portos do Oceano Pacífico.

"O que queremos é fazer um nivelamento de informações sobre o andamento da ferrovia entre governo, prefeitos, imprensa e a sociedade, pois esse projeto trata benefícios socioeconômicos para o Estado a longo prazo", destaca o secretário da pasta, Jaime Verruck, ao afirmar que a ferrovia é eixo estruturante do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

A logística é um dos principais compromissos do Governo do Estado por estimular a integração regional, reduzindo a distância entre as regiões produtoras e os mercados consumidores, através de uma cadeia intermodal, criando assim um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico.

O projeto da Ferrovia TransAmericana se trata de um consórcio de empresas privadas formado pela Rumo – Malha Oeste, Ferroviária Oriental (Bolívia), Ferroviária Andina (Bolívia), Transfesa, MP Trade (China/Brasil) e a empresa Hub Intermodal Três Lagoas.