Luiza Tomé e Nizo Neto estrelam "Nunca Desista de Seus Sonhos", peça baseada na obra de Augusto Cury, no Teatro Glauce Rocha; nos cinemas, "Gatos no Museu", "A Era de Ouro" e documentário sobre São Miguel Arcanjo.

Programação do fim de semana tem cinema, teatro e muita música
Luiza Tomé e Nizo Neto estrelam "Nunca Desista de Seus Sonhos", peça baseada na obra de Augusto Cury, no Teatro Glauce Rocha; nos cinemas, "Gatos no Museu", "A Era de Ouro" e documentário sobre São Miguel Arcanjo. / Foto: Reprodução

“A Carol me trouxe tantas coisas maravilhosas que não tem como enumerar. Pude ter a oportunidade de fazer uma personagem que tem como profissão ajudar o próximo a ver situações às vezes difíceis de sair sozinho e fazê-lo refletir sobre sua vida e pegar de volta as rédeas”, afirma Luiza Tomé, ao comentar a sua personagem na peça “Nunca Desista de Seus Sonhos”.

Baseado na obra de Augusto Cury, o espetáculo, com direção de Rogério Fabiano, será apresentado no Teatro Glauce Rocha, neste sábado, às 21h, em sessão única. “Como ator, mesmo acostumado a fazer comédia, tenho de passar verdade, para o público realmente acreditar nas dificuldades que ele passa”, diz Nizo Neto, também protagonista da montagem, sobre o seu personagem, o empreendedor Breno.

Fernanda Lorenzoni e Murilo Cunha também integram o elenco de “Nunca Desista de Seus Sonhos”. A peça pode ser definida como uma comédia dramática que propõe ao público uma viagem de autoconhecimento e de reflexão sobre a sua própria vida e sobre a necessidade de uma orientação psicológica diante de problemas autossabotadores, além do entendimento de seus sonhos como objetivos a serem buscados em qualquer tempo. 

No palco, os dois protagonistas experimentam uma verdadeira salada de emoções, indo do riso à angústia, passeando por mensagens de resiliência, motivacionais e de muita esperança. A ideia de fundo valoriza a mensagem de que é importante partir em busca da felicidade, mesmo quando tudo parece dar errado.
“Vale a pena viver a vida, mesmo quando o mundo parece ruir aos nossos pés. Para isso, devemos usar nossos sonhos para temperar a existência, e nossas dores para nos construir, e não para nos destruir”, aposta o psiquiatra Augusto Cury.


“Devemos gritar em silêncio que os melhores dias estão por vir, enfrentar os períodos mais tristes da vida não como pontos finais, mas como vírgulas para continuar a escrever nossa trajetória”, completa Cury, que adaptou o texto para a linguagem do teatro ao lado de Ingrid Zavarezzi.

A trama conta a trajetória de Carol (Luiza Tomé), uma psicóloga de 60 anos que vive em pé de guerra com a filha de 16, típica representante da geração Z, mimada e viciada em redes sociais. 
Usando a metodologia do dr. Cury, Carol tem um enorme sucesso nos tratamentos de seus pacientes, porém, ela não consegue aplicar esses ensinamentos para resolver sua própria vida. Breno, vivido por Nizo Neto, luta contra a falência e o estigma de ser um derrotado.

E a peça traz ainda outros personagens, a exemplo de uma senhora de mais de 80 anos que desistiu de viver; uma secretária de 35 anos que sonha ser mãe, mas vive um casamento inter-racial e tem medo de colocar uma criança negra em uma sociedade preconceituosa; um estudante de Medicina de 32 anos que pensa em largar tudo por não concordar com a doutrina da faculdade; e um menino de 12 anos que odeia estudar e começa a ter questionamentos sobre a vida e o futuro.

“É uma obra que fala sobre a importância de sonhar com disciplina, tomar as rédeas da vida, entender que nosso universo pessoal não é uma ilha e que isso vale para todas as gerações”, resume Augusto Cury. Nizo Neto acredita que a versão teatral do best-seller mobiliza tanto o público porque “todos têm problemas”.
“Muitos de autoestima, muitos com negócios que dão errado. Se não passam por isso, conhecem pessoas que passam. A identificação é grande, e vejo isso pelo feedback que o público dá”, afirma o ator, que fez fama como o Seu Ptolomeu da “Escolinha do Professor Raimundo” (1990-1995).

Luiza Tomé considera a adaptação muito bem conduzida. “Acho que o público, em vários momentos, se vê em situações que a Carol enfrenta. Como um dos contadores dessa história, o meu personagem mobiliza o público com seus questionamentos, que com certeza não são diferentes dos do nosso público”, avalia.
“Carol será inesquecível na minha vida. Comecei em teatro com 22 anos de idade e, para Luiza [risos], a Carol me fez lembrar dos grandes espetáculos de teatro que fiz com atores incríveis, como Débora Duarte, Rogério Cardoso, Guilherme Karan, Maitê Proença, Domingos de Oliveira, e a lista vai…”, relembra a atriz de 62 anos.

“Sou de uma época que teatro era de quarta a domingo, com duas sessões no sábado e duas no domingo. Ficávamos um ano em cartaz e mais um viajando por esse Brasil lindo, que amo”, completa Luiza.
O espetáculo é recomendado para maiores de 10 anos. Os ingressos custam de R$ 40 (meia para o setor C) a R$ 120 (inteira para o setor A) e podem ser adquiridos no estande do Comper Jardim dos Estados ou pelo site pedrosilvapromocoes.com.br. Mais informações: (67) 99296-6565 (WhatsApp).

PRAÇA DOS PAIS
A sétima edição da Praça Bolívia de 2023 será em homenagem ao Dia dos Pais e aos 18 anos da feira cultural, que exalta a diversidade sul-americana e a latinidade. Das 9h às 14h deste domingo, sob o comando do apresentador Lauro Ferrari, apresentam-se, além da Cia de Danças Shamsa, as seguintes atrações musicais: Vitor Martins, Rodrigo Moraes, Guto Martins, Paty Araújo, On The Road, Dany Cristinne, Coquetel Blue e o radialista Zé Du.

O acesso é gratuito. A Praça Bolívia fica na Vila Nova Ipanema, entre as ruas das Garças, Barão da Torre, Aníbal de Mendonça e Dias Ferreira.

CINEMA
A trajetória de Neil Bogart, executivo de gravadora que lançou Donna Summer, Kiss, Village People e Bill Withers, alimenta o enredo de “A Era de Ouro”. O desenho animado “Gatos no Museu” e o documentário “São Miguel Arcanjo – O Anjo Maior” também são destaques entre os filmes em cartaz.