Entre as medidas está a realização de campeonato e ligas, assim como a prática nas escolas estaduais.

Programa prevê medidas para incentivar o futebol feminino em MS
Partida de futebol feminino em MS. / Foto: Divulgação

Foi apresentado projeto na Assembleia que cria um programa de incentivo ao futebol feminino, em Mato Grosso do Sul. A proposta prevê a realização de torneios, campeonatos e eventos para modalidade, assim como sua prática nas escolas estaduais da rede pública.

“O futebol feminino vem sofrendo frequente esvaziamento nos últimos anos e as dificuldades enfrentadas em inscrever mais times e viabilizar patrocínio são recorrentes no Estado”, disse o deputado Antônio Vaz (PRB), autor do projeto. Ele cita que existem poucos profissionais dedicados a esta prática.

A proposta também estabelece que sejam destinados espaços, como locais esportivos e parques para prática de futebol feminino, seja de campo, salão, areia ou society. O programa terá convênios e ajuste na legislação, tendo inclusive a transferência de materiais.

Poderá ter ligas e entidades de administração do futebol feminino. Os recursos para viabilizar este programa poderão ser por dotação financeira, previsto no orçamento estadual, por meio do fundo de investimentos esportivos da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

O projeto agora segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado em plenário pelos deputados. Se for aprovado, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).