Atualmente, um total de 394 farmácias distribuídas nas 79 cidades do estado participam do programa, oferecendo tratamentos médicos para 11 diferentes doenças.

Programa Farmácia Popular leva saúde a 394 farmácias em Mato Grosso do Sul
MS tem 394 farmácias no programa. / Foto: Silas Lima

O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), abrange centenas de farmácias em território sul-mato-grossense. Atualmente, um total de 394 farmácias distribuídas nas 79 cidades do estado participam do programa, oferecendo tratamentos médicos para 11 diferentes doenças.

O Farmácia Popular abrange doenças como diabetes, asma, hipertensão, osteoporose, rinite, dislipidemia, Parkinson, glaucoma, doença cardiovascular, incontinência e diabetes tipo II. Este programa não apenas disponibiliza medicamentos gratuitos para essas enfermidades, mas também oferece acesso a anticoncepcionais, fraldas geriátricas e medicamentos subsidiados, beneficiando diretamente a qualidade de vida da população.

No caso dos medicamentos subsidiados, o Ministério da Saúde cobre uma parte substancial dos custos (até 90% do valor de referência tabelado), permitindo que os cidadãos tenham acesso a medicamentos a preços acessíveis. Essa estratégia, aliada ao trabalho conjunto com farmácias e drogarias da rede privada, amplia o alcance do programa para além das Unidades Básicas de Saúde e farmácias municipais. 

Uma novidade recente é a extensão do benefício a 55 milhões de brasileiros que fazem parte do programa Bolsa Família. Essa medida governamental permite que os beneficiários tenham acesso gratuito a todos os medicamentos disponíveis no programa, representando um passo significativo em direção à equidade na saúde.