Programa de recuperação de pastagens do Senar/MS está presente em 30 municípios
O Mais Inovação é uma das vertentes da metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial destinada a produtores rurais que atuam em bovinocultura de corte.

O programa Mais Inovação, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em funcionamento desde 2012, tem objetivo de diminuir a extensão de terras degradadas no Estado de Mato Grosso do Sul e intensificar a produção agropecuária das propriedades, por intermédio de inovação tecnológica no manejo.

Com objetivo de apresentar os resultados obtidos com 188 produtores atendidos em 30 municípios sul-mato-grossenses em 2015, a equipe de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS apresentou durante os três dias do Showtec (20 a 22 de janeiro), os destaques obtidos pelo atendimento dos técnicos de campo, além de um case de sucesso obtido na propriedade Sanguessuga, localizada no município de Miranda (MS).

Na avaliação do empresário rural e dono da fazenda Sanguessuga, Massao Ohata, o trabalho de assistência técnica foi muito importante por oferecer informações e técnicas que elevam a produtividade e rentabilidade da propriedade. “Vou completar o segundo ano no programa e estou satisfeito com os resultados. Com auxílio do técnico de campo investi no plantio de soja em uma área de 100 hectares e obtive uma produtividade excelente na primeira colheita, com 58 sacas colhidas por hectare em alguns tipos de cultivar”, detalha.

Ohata acrescenta que o Mais Inovação atende a uma das demanda do setor rural, pois, muitos produtores desejam aprender mais sobre as tecnologias que podem ser utilizadas e principalmente, sobre a integração existente entre pecuária e lavoura. “Sempre tive curiosidade de aprender mais sobre integração e por isso segui as recomendações com a máxima fidelidade. Pude comprovar o efeito na lavoura e com meus vizinhos que ficaram interessados em conhecer e participar do programa do Senar/MS”, revela.

Para o produtor rural e agrônomo Fernando Belo, que também possui propriedade em Miranda dedicada à pecuária de corte (cria, recria e engorda), o exemplo do vizinho foi um dos fatores que estimulou sua participação no Mais Inovação. “Acompanho o Massao desde que ele começou no programa e percebi as transformações decorrentes do trabalho realizado pela assistência técnica. Gostei muito dos objetivos desse projeto e da metodologia utilizada e já confirmei minha participação para esse ano”, salienta.

Segundo o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, as recomendações apresentadas pela equipe técnica demonstram que é possível aumentar a produtividade e rentabilidade do rebanho, utilizando técnicas sustentáveis e de menor custo. “O programa oferece uma série de recomendações na área de integração que possibilitam ao produtor cultivar o alimento do rebanho, recuperar a pastagem e gerenciar os investimentos realizados com a atividade pecuária. Além desses fatores positivos podemos aliar a sustentabilidade da região, por intermédio da conservação do meio ambiente local”, sustenta.

Sobre o Mais Inovação – O programa é uma das vertentes da metodologia de ATeG oferecida pelo Senar. Em Mato Grosso do Sul 600 produtores rurais já recebem atendimento desde o início das atividades, nos seguintes municípios: Alcinópolis, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Bela vista, Bonito, Camapuã, Campo grande, Caracol, Corguinho, Coxim, Dois irmãos do buriti, Figueirão, Ivinhema, Jaraguari, Miranda, Nioaque, Nova alvorada do sul, Nova Andradina, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do rio pardo, Rio verde de mato grosso, Santa Rita do pardo, Terenos e Três Lagoas.