Programa de Maracaju para o pequeno produtor continua servindo de modelo

O trabalho que vem sendo desenvolvido junto a Agricultura Familiar e Pequenos Produtores através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, na atual administração; continua chamando a atenção de vários municípios do Estado e de estados vizinhos.

 Uma equipe da SEAFT-MT, Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Mato Grosso, esteve durante dois dias conhecendo o trabalho que Maracaju realiza nessa área em todos os aspectos.

Acompanhados de uma equipe da vigilância sanitária e da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio ambiente, a equipe Mato-grossense conheceu o programa, conversou com produtores e agricultores, viu o ouviu na prática a mudança que o programa trouxe, hoje são cerca de 70 famílias beneficiadas.

Segundo o Coordenador das Cadeias Produtivas de Pecuária; Paulo Bilego, Maracaju está de parabéns pelos trabalhos que esta sendo realizado para auxiliar os pequenos produtores e agricultura familiar. “Um exemplo que com certeza vamos implantar no Mato Grosso, esse é um trabalho que realmente faz algo de concreto ao pequeno produtor”.

O Secretário Adjunto da Agricultura Familiar Corgesio Ribeiro Albuquerque disse que hoje os pequenos produtores e agricultura familiar acabam sendo um problema, produzem bons produtos e pela falta de incentivo e por não ter uma apoio para colocar os produtos no mercado consumidor acabam abandonando as pequenas propriedades. “Vimos aqui em Maracaju que existe sim, uma maneira de manter essas pessoas no campo produzindo e o que é melhor, colocando os produtos no mercado consumidor de uma forma desburocratizada, melhorando a qualidade de vida e renda, vamos levar essa experiência ao Mato Grosso e fazer ela funcionar”. Disse o secretário.

O prefeito Maurílio Ferreira Azambuja, disse que é gratificante que o programa voltado para os pequenos produtores possa servir de exemplo, que muitos municípios já vieram para conhecer o programa. “Mas para que ele dê certo existe uma formula especial, vontade do poder público que ele aconteça e principalmente do pequeno produtor em acreditar, buscar qualificar cada vez mais e muito trabalho, buscamos sempre atender a coletividade e os pequenos produtores de Maracaju buscavam essa oportunidade de ser inserido no mercado, e demos a eles essa oportunidade e a resposta é positiva. Todos ganham,” disse o prefeito.

Programa de Maracaju para o pequeno produtor continua servindo de modelo
Programa de Maracaju para o pequeno produtor continua servindo de modelo