As capacitações são possíveis graças ao apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual, que disponibilizaram os recursos financeiros necessários.

Profissionalização na construção civil é oportunidade de reinserção para detentos

Em Mato Grosso do Sul, a indústria da construção civil é responsável por empregar atualmente 26 mil trabalhadores formais, conforme dados do sindicato que representa esta área profissional, o Sinduscon. A expectativa é que este ano haja um crescimento de 2% no setor, com novos postos de trabalho sendo criados.

Visando esse mercado profissional e a reinserção social de detentos através do trabalho, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) tem buscado, por meio de parcerias, a qualificação da mão de obra prisional.

No momento, custodiados da Penitenciária Estadual de Dourados (PED) estão participando de um curso de pedreiro, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ainda no final deste mês, terá início outro na área de eletricista predial. As capacitações são possíveis graças ao apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual, que disponibilizaram os recursos financeiros necessários.

Com 160 horas, o curso de pedreiro conta com a participação de 25 alunos e envolve aulas teóricas e práticas. O objetivo é fazer com que eles tenham condições de executar construção de alvenaria com e sem função estrutural, seguindo normas técnicas, de qualidade, de saúde, de segurança, meio ambiente e procedimentos técnicos.