Também entram no calendário da Capital, diabéticos e pessoas com outras comorbidades, mas só os de 58 anos

 Professores começam a ser vacinados nesta sexta na capital

A nova remessa de Oxford/AstraZeneca, que chegou nesta quinta-feira em Campo Grande, garante a ampliação do calendário de vacinação na Capital. A partir de amanhã, professores e todos os profissionais da Educação com 58 anos completos já podem recorrer a um dos pontos de imunização da cidade. Vale tanto para rede pública, quanto particular.

Também entram nessa etapa servidores da assistência social e pessoas com várias comorbidades, inclusive, diabéticos. Mas atenção, independente da condição de saúde, só entram aqueles com 58 anos completos.

'São cerca de 4 mil pessoas. Como é um grupo muito grande, decidimos fazer por idade', explica o secretário de Saúde do Município, José Mauro Filho.

Por isso, o secretário pede que pessoas com idade entre 55 e 58 anos que tenham alguma comorbidade, atualizem o cadastro já feito no portal Vacina Campo Grande para inserção de laudo médico.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) também pretende vacinar nesta sexta os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros e os trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

'Ainda não temos o quantitativo destes grupos para sabermos se faremos por idade ou o número do total de trabalhadores nestes setores, que também estão no Programa Nacional de Imunização', disse José Mauro.

Os locais onde serão aplicadas as vacinas nesta sexta ainda estão sendo definidos, mas a principio as pessoas que pertencem aos grupos contemplados podem procurar os drive-thrus, Guanandizão e as unidades as 29 unidades de saúde abertas para imunização.

Na segunda-feira, gestantes acima de 12 semanas de gestação e puérperas de até 45 dias pós-parto serão vacinadas com doses da Pfizer, que devem chegar à Capital no fim de semana