Estabelecimentos da Capital passaram por fiscalização

Procon autua postos de combustíveis e conveniência com produtos vencidos

Fiscalização do Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) e ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) nesse final de semana, em Campo Grande, autuou dois postos de combustível pela ausência de informações sobre a diferenciação de preços e uma loja de conveniência com produtos vencidos.

Em um dos estabelecimentos, os preços expostos na entrada do posto informavam somente o preço em dinheiro e débito. O posto pratica diferenciação de preços, no entanto, a quantia cobrada no crédito está exposta apenas nas bombas. No outro estabelecimento, o valor do Diesel S500 não estava visível. Além disso, o letreiro que mostrava o percentual de diferença de preços entre os combustíveis apresentava informações erradas.

Na conveniência, foram encontrados 23 produtos com prazo de validade expirado, entre pacotes de amendoim crocante e bebidas. Os itens vencidos foram descartados no local, na presença dos fiscais.

Os técnicos da ANP fizeram testes para verificar o percentual de etanol na gasolina e de água no etanol e recolheram amostras para análise da qualidade dos combustíveis.

Os fiscais do Inmetro realizaram a análise da conformidade das bombas nos sete postos, verificando entre outros itens, se as instruções estão corretas, se o valor confere com o volume de combustível, se há vazamentos, volume mínimo, o comprimento das mangueiras das bombas e a vazão de litros por minuto. No total, 33 bicos de gasolina e etanol foram examinados pelo Inmetro.