As Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) promovem em conjunto, nesta quarta-feira (30), às 9h, audiência pública para discutir a situação dos pacientes com doenças renais. A proposta é do senador Eduardo Amorim (PSC-SE), que integra os dois colegiados.

A audiência deverá estar centrada na discussão dos problemas enfrentados por esses pacientes quando necessitam de hemodiálise (procedimento de limpeza do sangue quando os rins não funcionam adequadamente ) ou estão na fila de espera para transplante de rim.

Os convidados para a audiência são o subprocurador-geral da República Oswaldo José Barbosa Silva, coordenador do Grupo de Trabalho da Saúde da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão; o médico Valter Duro Garcia, diretor da Sociedade Brasileira de Nefrologia; Paulo Luconi, vice-presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante ; e o coordenador-geral do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Heder Murari Borba.

A audiência será interativa. Os cidadãos que tenham interesse em participar, com comentários ou perguntas, podem fazê-lo por meio do Portal e-Cidadania e do Alô Senado, pelo número 0800 61 22 11.