Presos batem nas grades e gritam, enquanto familiares protestam do lado de fora.

Princípio de motim na Gameleira deixa policial penal ferido
Presos ficaram alterados durante transferência de interno para cela disciplinar. / Foto: Paulo Francis

Um princípio de motim de presos da Penitenciaria de Regime Fechado da Gameleira, em Campo Grande, mobiliza equipes do Comando de Operações Penitenciárias (COPE) desde o fim da manhã desta sexta-feira (22). Do lado de fora, esposas dos internos protestam por melhores condições de tratamento.

Presos batem nas grades e gritam, enquanto familiares reunidos na frente da unidade 1 temem transferências ou represálias após um servidor ficar ferido no olho, nesta manhã. O princípio de motim ocorreu nos alojados no pavilhão 1, no momento em que um interno estava sendo retirado para a cela disciplinar.

Houve tumulto e presos começaram a bater nas grades e chegaram a avariar o tanque utilizado para lavagem de roupas no pavilhão, o que deixou o servidor ferido.

Conforme a Agepen (Agência Estadual de Administração Penitenciário), a situação teria sido controlada e os internos envolvidos “foram identificados e as sanções cabíveis serão aplicadas”.

Porém, um grupo de familiares - principalmente as esposas dos presos- segue em frente à Gameleira. As mulheres afirmaram a reportagem que os detentos não estariam recebendo tratamento adequado.