Partos alemão Buddy foi o primeiro pet a ser diagnosticado com covid-19 no país.

Primeiro cachorro infectado pelo coronavírus morre nos EUA depois de três meses
Buddy sofreu por três meses antes de morrer; Ele foi o primeiro cão com covid-19 dos EUA. / Foto: Reprodução/ Pixabay

O cachorro Buddy, primeiro a ser infectado pela Covid-19 nos Estados Unidos, morreu depois de passar três meses lutando contra complicações de saúde.

De acordo com o portal Web MD, pastor alemão de 7 anos de idade começou a passar mal em abril, mas apenas em maio foi confirmada a doença.

Além disso, Buddy sofria de linfoma, um tipo de câncer que combate as próprias células do sistema imunológico.

Até agora não é possível saber se o pet morreu por causa do linfoma ou por complicações da Covid-19. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), cerca de 25 animais de estimação foram contaminados naquele país.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ressalta que não há riscos de transmissão e disseminação da doença pelos pets. Um estudo feito pela Universidade de Harbing, no começo da pandemia, levantou preocupações sobre gatos serem capazes de carregar a doença.

No entanto, a pesquisa é bem inconclusiva, afirmam especialistas. Isso porque foram usados poucos filhotinhos com poucas semanas de vida, com sistema imunológico mais frágil, o que distorce alguns dados.

O médico veterinário Paulo Abilio Varella Lisboa, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz, explica que “não há evidência ou estudos nesse sentido. Os poucos animais infectados parecem ter adquirido a infecção dos seus donos, pelo contato direto, e não o inverso”. 

São raros os casos de animais que sofrem de Covid-19. Um tigre do zoológico de Nova York testou positivo para a doença em abril, mas se recuperou sem problemas.