Ao todo, já são quase 20 mil horas de operação de máquinas com o biocombustível, o que atesta a segurança e eficácia para sua utilização.

Primeira fazenda movida a biodiesel de soja é inaugurada
O B100 que abastecerá os maquinários da fazenda será produzido pela própria Amaggi, em sua fábrica de biodiesel em Lucas do Rio Verde (MT). / Foto: Divulgação/Amaggi/Reprodução

A Amaggi, uma das maiores produtoras de soja do Brasil, inaugurará em março de 2024 a primeira fazenda do país movida a biodiesel de soja.

A Fazenda Sete Lagoas, localizada em Diamantino (MT), terá todos os seus maquinários operando com o combustível renovável, produzido a partir da soja cultivada na própria propriedade.

O B100 que abastecerá os maquinários da propriedade será produzido pela própria Amaggi, em sua fábrica de biodiesel em Lucas do Rio Verde (MT).

Os testes da empresa para operar com o B100 começaram em março de 2022, na Fazenda Itamarati, a maior da companhia, em Campo Novo do Parecis (MT).

Ao todo, já são quase 20 mil horas de operação de máquinas com o biocombustível, o que atesta a segurança e eficácia para sua utilização.

Segundo a empresa, a parceria com a John Deere foi fundamental para o sucesso da iniciativa. Os motores da montadora americana são capazes de operar com biodiesel.

A operação com B100 na Fazenda Sete Lagoas terá início após anuência da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

A Amaggi solicitará em breve à autarquia a autorização necessária, que será emitida pelo órgão ambiental competente.