Os armamentos foram localizados após vistoria realizada na quarta-feira (1/9).

Presos são isolados após "pente fino" encontrar armas, munições e granada em cela da PED
O material bélico encontrado em pente-fino realizado por policiais do Bope e do Cope foram entregues à Polícia Civil. / Foto: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo

Oito internos que cumpriam pena em cela da PED (Penitenciária Estadual de Dourados) onde foram encontradas duas armas de fogo, uma granada de uso militar e 187 munições, estão isolados do convívio com outros detentos.

Os armamentos foram localizados após vistoria realizada na quarta-feira (1/9).

Por meio de nota oficial, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul) disse que, após o pente-fino, “imediatamente todos os presos que estavam na cela foram isolados preventivamente”. 

O órgão informou ainda que um inquérito foi aberto e serão realizadas a oitivas com os suspeitos identificados.

Já o material bélico encontrado pelos policiais do Cope (Comando de Operações Penitenciárias) e do Bobe (Batalhão de Operações Especiais) foi encaminhado à Polícia Civil.

Como noticiado ontem (2/9) no Dourados News, a polícia localizou as armas, a granada e as munições através de investigação realizada por equipe da Gisp (Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário) iniciadas após um preso ser ferido em um dos pés no sábado passado (28/8).

Ele recebeu auxílio médico no presídio de segurança máxima de Dourados.  

Em nota anterior, a Sejusp havia detalhado que o médico que atendeu a vítima elaborará um laudo sobre o atendimento, “o qual indicará o tipo de objeto que provocou a lesão, como de praxe”, ou seja, se o ferimento foi causado por uma das armas de fogo apreendida na quarta.

Diante dos fatos, a direção da Agepen também determinou a instauração de procedimento administrativo para apuração, “bem como os meios utilizados para a inserção das armas na PED, de forma a punir, nos rigores das leis, todos os responsáveis”.