Segundo polícia, eles fraudavam papéis para dar aparência de legalidade a automóveis adulterados. Com um dos integrantes, foram apreendidos R$ 86 mil em espécie.

Presos 12 suspeitos de integrar grupo que falsificava documentos de veículos
Presos 12 suspeitos de integrar grupo que falsificava documentos de veículos em Goiás / Foto: Paula Resende/G1


Uma operação da Polícia Civil prendeu 12 suspeitos de integrar um grupo que falsificava documentos para dar uma aparência de legalidade a veículos irregulares, em Goiás. Denominada "Fictus", a operação também apreendeu R$ 86 mil em espécie e vários cheques na casa de um dos detidos, no Setor Jaó.

A corporação apura se servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) têm participação no esquema. O G1 entrou em contato com o órgão e aguarda retorno.

O grupo, formado por empresários e despachantes, também é investigado por agiotagem. Além dos mandados de prisão, outras três pessoas foram conduzidas coercitivamente (quando ela é obrigada a depor). Outros 19 mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Fora a quantia em dinheiro, também foram recolhidos documentos falsos, uma arma e computadores.

"Eles agiam falsificando documentos para dar aparência de legal a veículos adulterados ou financiados, com medidas administrativas impostas pelo Detran, inclusive havia especialista em apagar o DUT [Documento Único de Transferência] para fazer a transferência com maior facilidade", disse o delegado responsável pelo caso, João Victor Costa.

Os suspeitos foram detidos em Goiânia, Abadia de Goiás, Palmeiras de Goiás, Goianira, Barro Alto e Itumbiara.