Presidente e conselheiros do TCE-MS participam de posse de Vital do Rego no TCU

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-M), conselheiro Waldir Neves, acompanhado dos conselheiros Ronaldo Chadid e Marisa Serrano, participou na manhã desta quarta-feira (04/02) da posse do ex-senador Vital do Rêgo Filho no cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A solenidade aconteceu às 10h, no plenário do TCU em Brasília. Participaram do evento, entre outras autoridades, o vice-presidente da República, Michel Temer; o presidente do Senado, Renan Calheiros; o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha; o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski; o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho; e o presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado.

O conselheiro Waldir Neves destaca que o ex-senador é um grande conhecedor da atuação dos Tribunais de Contas. Ele lembrou que o como senador Vital do Rêgo é o autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 28/2007) que trata da criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas e visa exercer o controle sobre a atuação dos tribunais de contas da união, dos estados e municípios. “É um nome altamente qualificado para ocupar o cargo e será um parceiro importante para os Tribunais de Contas dos Estados”, afirmou o presidente.

A solenidade foi comandada pelo presidente do TCU, ministro Augusto Narde. Na oportunidade Vital do Rêgo afirmou, “que é mais uma etapa e mais um desafio a ser enfrentado em minha vida, com muito otimismo, esperança e expectativa. Ele teve seu nome indicado pelo PMDB e aprovado pelas duas casas do Congresso Nacional.

A nomeação do senador para assumir uma vaga de ministro do TCU foi publicada na edição de 19 de dezembro do Diário Oficial da União. O decreto foi assinado pela presidente da República, Dilma Rousseff (PT). Vital deixou sua vaga no Senado no dia 22 de dezembro para assumir a cadeira no TCU em substituição ao ministro José Jorge, que se aposentou compulsoriamente ao fazer 70 anos. Ele dará prosseguimento aos processos relatados por seu antecessor, entre eles as auditorias relacionadas à Petrobras.

Em sua passagem pelo Senado, ele presidiu comissões importantes, dentre elas a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania; a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Petrobras em 2014; a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Cachoeira em 2012; a Comissão Mista de Planos e Orçamentos e a Comissão Externa para acompanhar os programas  de Transposição e Revitalização do rio São Francisco. Foi também relator da Reforma do Código de Processo Civil e do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2015.

Presidente e conselheiros do TCE-MS participam de posse de Vital do Rego no TCU
Presidente e conselheiros do TCE-MS participam de posse de Vital do Rego no TCU
Presidente e conselheiros do TCE-MS participam de posse de Vital do Rego no TCU