Kimi Räikkönen, ao que parece, conta com o prestígio da cúpula da Ferrari e pode continuar por mais tempo defendendo as cores de Maranello. O piloto mais velho em atividade no grid da F1, com 36 anos, tem contrato com a equipe italiana até o fim do ano. Mas o presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, diz que o futuro está nas mãos do próprio Kimi, que terá de “fazer por merecer” a renovação.

“Depende dele, a continuação de Kimi na Ferrari vai depender das suas atuações. Ele deve demonstrar que merece estar aqui, de modo que se ele não tiver bons resultados, nem ele mesmo v ai querer ficar por aqui”, declarou Marchionne em entrevista ao diário italiano ‘La Gazzetta dello Sport’.

Em termos de resultados, o ‘Homem de Gelo’ não brilhou, mas vem pontuando com frequência. Fora do top-10 só na Austrália e em Mônaco, Kimi soma 81 pontos e está em quarto lugar no Mundial. Mas não vai ao pódio desde o GP da Espanha, em Mônaco. Seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel, soma 96.

Marchionne também falou a respeito do momento da Ferrari. O presidente foi um dos que mais criou expectativa sobre um 2016 vencedor, mas o fato é que a escuderia italiana, em oito provas, ainda não venceu, ao passo que a Mercedes já subiu no topo do pódio em sete oportunidades.

“O segredo [da Mercedes] é a estabilidade do carro. A Ferrari SF16-H é nova em comparação com 2015. Apesar de o desenho ser bom, uma vez que foi à pista, alguns resultados não estiveram à altura das nossas expectativas. Estamos trabalhando para tentar entender o que o carro precisa para melhorar o rendimento. É um carro difícil”, avaliou o dirigente.

De acordo com o presidente, a ideia é reformular a estrutura da Ferrari. “Não sei se estamos trabalhando com métodos antigos, mas a estrutura atual está antiquada e não reflete o nível do pessoal que temos atualmente. Temos uma grande empresa que produz resultados que podemos e devemos melhorar”, comentou.

“Acabamos de fechar com Jock Clear. Há pessoas que estão ajudando nas áreas onde precisamos lutar mais. Queremos completar a equipe, os resultados não chegam da noite para o dia, precisamos de um pouco mais de tempo para buscar os resultados, e gostaria que eles chegassem em 2017”, finalizou Marchionne, indicando que não tem mais grandes expectativas sobre 2016.