A Kantar Worldpanel acaba de divulgar o ComTech, estudo que avalia o comportamento contínuo do consumidor quanto ao uso de celulares e tablets, além dos seus gastos com comunicação dentro do lar. Nesse levantamento, a empresa identificou que o maior acesso à informação online traz uma nova realidade para o Brasil, onde 28,3% da população já possui smartphones. Só no ano passado, o alcance dos aparelhos celulares era de 25,7%.

Segundo a pesquisa, 36,8% dos consumidores são adeptos dos telefones touchscreen, cuja presença dentro dos lares passou de 8,6% em 2012 para 32,3% em 2014. Já os tablets ainda estão conquistando os brasileiros, com apenas 1,1% de penetração.

Comunicação dentro do lar

Quando falamos da tecnologia dentro do domicílio é possível analisar que 45% das casas possuem TV por assinatura, e a importância dessa categoria passou de 31,6% em 2012 para 39,4% no ano passado. A internet banda larga faz parte de 65,3% dos lares.
O único meio de comunicação que vem perdendo espaço para os consumidores brasileiros é o telefone fixo. Em 2012, a penetração era de 44,9% e em 2014, registrou 34,8%. Mesmo assim, 62,8% dos brasileiros ainda possuem o serviço.