Tempo seco também assola Estado, com índices entre 10 e 30% na umidade do ar. A combinação favorece a incidência de incêndios e riscos à saúde

Prepare o tereré e o protetor solar: agosto fecha com tempo seco e máxima de 38°C em MS
Tempo seco também assola Estado, com índices entre 10 e 30% na umidade do ar. A combinação favorece a incidência de incêndios e riscos à saúde / Foto: Calor predomina em MS. (Eliel Dias, Midiamax)

Haja tereré e protetor solar para o sul-mato-grossense amenizar os impactos do calorão previsto para o fim de semana, fim do mês de agosto. E não é por menos, pois Mato Grosso do Sul deve registrar máxima de 38°C, umidade do ar em 10% e ventos acima de 60 km/h. A combinação favorece a incidência de incêndios e riscos à saúde.

Entre sábado (30) e domingo (31), um sistema de alta pressão atmosférica favorece o tempo mais seco e quente em grande parte do Estado. Assim, as temperaturas devem se manter elevadas, sobretudo nas regiões sudoeste, oeste e norte. Com o predomínio de sol e variação de nebulosidade, a umidade relativa do ar oscila entre 10 e 30%.

Além disso, estão previstas mínimas entre 16 e 19°C e máximas entre 29 e 32°C para as regiões sul, cone-sul e grande Dourados. Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas devem variar entre 22 e 25°C e as máximas entre 36 e 39°C, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 17 e 20°C e máximas entre 32 e 37°C. Em Campo Grande, são previstas mínimas entre 20 e 22°C e máximas entre 32 e 34°C. Os ventos atuam do quadrante leste com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.


Frente fria em setembro
Já o mês de setembro deve começar com chuva, pois a aproximação de uma frente fria, aliada ao intenso transporte de calor e umidade, deverá favorecer o aumento de nebulosidade e podem ocorrer chuvas e tempestades, principalmente nas regiões pantaneira, sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul.

A próxima segunda-feira (1°) será de sol e variação de nebulosidade em grande parte do Estado. O Cemtec explica que essa situação ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo mais seco. A umidade varia de 20 a 40%.

Logo, estão previstas mínimas entre 18 e 20°C e máximas entre 28 e 31°C para as regiões sul, cone-sul e grande Dourados. Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas devem variar entre 23 e 25°C e as máximas entre 34-36°C.

Na região do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 18 e 21°C e máximas entre 33 e 35°C. Em Campo Grande são previstas mínimas entre 20 e 22°C e máximas entre 32 e 34°C. Os ventos atuam do quadrante leste com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.