Nas regiões pantaneira e sudoeste, as máximas ficam entre 36 e 41°C

Prepare o tereré: calor pode ultrapassar os 39°C em MS no fim de semana
Nas regiões pantaneira e sudoeste, as máximas ficam entre 36 e 41°C / Foto: Tempo segue firme no Estado (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

O tereré e o protetor solar serão aliados do sul-mato-grossense, pois o fim de semana será quente no Estado, com chances de as temperaturas ultrapassarem os 39°C, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), sobretudo nas regiões norte, sudoeste, pantaneira e bolsão.

Contudo, na região sul, as condições atmosféricas favorecem aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas de intensidade fraca a moderada, sem previsão de acumulados significativos, na sexta-feira (3).
 

De forma pontual e isolada, não se descarta a ocorrência de tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Essa situação meteorológica está associada ao transporte de ar quente e úmido e à atuação de cavados na atmosfera.

Estão previstas mínimas entre 18 e 20°C e máximas entre 26 e 28°C para as regiões sul, cone-sul e Grande Dourados. Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas devem variar entre 20 e 23°C, e as máximas, entre 32 e 34°C.

Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 22 e 24°C e máximas entre 34 e 38°C. Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 20 e 22°C e máximas entre 28 e 30°C. Os ventos atuam do quadrante norte, com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas acima de 60 km/h.


Hidrate-se
Entre sábado (4) e domingo (5), o tempo segue firme, com predomínio de sol e presença de algumas nuvens ao longo do dia, em decorrência da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. O destaque da previsão são as temperaturas elevadas, que podem atingir máximas entre 38°C e 41°C, sobretudo nas regiões norte, sudoeste, pantaneira e bolsão.

Além do calor intenso, a umidade relativa do ar deve atingir níveis críticos no período da tarde, variando entre 10% e 30%. Essa condição meteorológica exige atenção redobrada com hidratação, cuidados com a saúde e medidas de prevenção contra incêndios florestais.

Estão previstas mínimas entre 19 e 22°C e máximas entre 33 e 38°C para as regiões sul, cone-sul e Grande Dourados. Nas regiões pantaneira e sudoeste, as mínimas devem variar entre 22 e 26°C e as máximas, entre 36 e 41°C.

Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 22 e 26°C e máximas entre 35 e 40°C. Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 22 e 24°C e máximas de até 36°C. Os ventos atuam do quadrante leste (leste/nordeste), com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas acima de 60 km/h.