Justificativa é que Câmara não encaminhou estudo de impacto financeiro aos cofres públicos junto ao projeto

A prefeitura de Campo Grande vetou integralmente projeto de lei que exigia que o Consórcio Guaicurus comprasse apenas ônibus com ar-condicionado para compor a frota do transporte coletivo da Capital. O veto consta em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) da última sexta-feira (18).
O projeto surgiu na Câmara Municipal com o vereador Landmark Rios (PT) e uniu forças contrárias politicamente: Partido dos Trabalhadores e Partido Liberal. Assim, para justificar o veto integral ao Projeto de Lei n. 11.636/2025, a PGM (Procuradoria-Geral do Município) afirmou que a Câmara não colocou a estimativa do impacto econômico-financeiro aos cofres públicos.
“Na análise da proposta, verificamos que não foi atendido o requisito exigido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000, art. 16), que disciplina que toda lei que crie ou amplie despesa obrigatória venha acompanhada de estimativa do impacto orçamentário financeiro, impacto este não realizado pelo legislativo”, diz.
Com votos contra de Marquinhos, Delei e Otávio, ‘Ar no Busão’ vai à sanção
Além disso, a prefeita Adriane Lopes (PP) ainda lembra que o próprio o parecer jurídico da Câmara optou pela não tramitação do PL. A PGM ainda diz que há vício de iniciativa, já que esse tópico de concessão é de competência do Executivo Municipal.
“Justifica, ainda, que O Poder Legislativo municipal, quando pretende impor obrigações a contratos de concessão já firmados, atua como terceiro estranho à relação contratual estabelecida entre o Executivo e a concessionária. Tal interferência configura violação ao princípio da relatividade dos efeitos contratuais e usurpação de competência administrativa”, afirma.
Ar no Busão
Entretanto, o veto da prefeitura passará pela avaliação da Câmara Municipal, após o recesso. Se a maioria dos vereadores votar pela derrubada, o projeto vai para promulgação e entrará em vigor como lei. Caso contrário, fica arquivado.
‘É sobre respeito’, diz Landmark sobre projeto que exige ar-condicionado nos ônibus
Landmark adianta que vai articular com os demais vereadores para derrubar o veto. “Vamos trabalhar para derrubar o veto junto com os colegas vereadores. Todos estão comprometidos com essa pauta”, diz.
Além disso, o projeto tem coautoria de sete vereadores de diferentes partidos, dentre os quais Jean Ferreira (PT), Luiza Ribeiro (PT), Rafael Tavares (PL), Ana Portela (PL), André Salineiro (PL), Ronilço Guerreiro (Podemos) e Wilson Lands (Avante).
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!