Veículo do Consórcio Guaicurus estava em fase de teste em Campo Grande

Prefeitura suspende circulação de ônibus a gás e alega que carro fez conversão irregular
Veículo do Consórcio Guaicurus estava em fase de teste em Campo Grande / Foto: Colisão em cruzamento (Fala Povo Midiamax)

A Prefeitura de Campo Grande informou que suspendeu a circulação do ônibus movido a gás natural, que estava em fase de testes no transporte coletivo de Campo Grande, após se envolver em um acidente na tarde de terça-feira (12).

Em nota, o município relata que o único veículo movido a gás na Capital foi atingido por um veículo que realizava uma conversão irregular. Apenas uma passageira precisou de atendimento do SAMU (Serviço Móvel de Urgência) e foi encaminhada, consciente e orientada, para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Por fim, a prefeitura ressalta que um resultado preliminar do período em que o ônibus circulou será divulgado em breve.

Colisão
O acidente aconteceu próximo ao cruzamento com a Rua Dois de Outubro, perto do Pontilhão da Avenida Ernesto Geisel, na região dos Altos do São Francisco.

O ônibus a gás – que está em fase de testes, desde o dia 17 de julho – colidiu em um Fiat Palio Weekend. A frente dos veículos foi danificada.

Ônibus de teste
Desde outro de 2024, o veículo passou a integrar a frota do transporte público na cidade, reduzindo 90% a emissão de gases de efeito estufa em Campo Grande. Ele começou pelo itinerante da linha 082 (Aero Rancho/Shopping), pois considerava a parada em dois terminais de atendimento e as vias sem obstáculos, projetadas para corredores do transporte coletivo.

O modelo K 280 IB 4×2, da fabricante Scania, tem capacidade para transportar 44 passageiros (incluindo pessoa com deficiência), é equipado com ar-condicionado e câmbio automático, proporcionando uma viagem mais confortável, além de oferecer aos usuários um ambiente mais silencioso e agradável. O mesmo modelo já passou por bateria de testes em São Paulo, Curitiba e Recife.