Prefeitura de Maracaju incentiva agricultura familiar e garante merenda de qualidade

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Departamento Agropecuário, com o intuito de incentivar os pequenos produtores da agricultura familiar, tem atendido a Comunidade Quilombola São Miguel e Assentamentos com assistência técnica de um engenheiro agrônomo em parceria com o Sebrae,  cursos também já foram realizados nestas comunidades desde o início da gestão e a feira municipal foi toda reformada para atender os pequenos produtroes.

  De acordo com o Diretor do Departamento Agropecuário, Eloar Castelaci, as comunidades estão inseridas também nas compras públicas e vendem seus produtos para a merenda escolar. “São diversos produtos, dentre eles: verduras e legumes, mel, cultivo da mandioca e derivados,  pães, bolos, doces caseiros, conservas de frutas e hortaliças e produtos derivados do leite produzidos em abundância na região. Esse é o resultado de um trabalho de assistência gratuita ao produtor. Para se ter idéia o atendimento ao Quilombo iniciou em fevereiro/2014, já no segundo semestre eles entregaram 80 mil reais em produtos. Um número bem significante para eles, pois até então nenhum deles possuía salário ou renda”. Concluiu.

    Aproximadamente R$287.000,00 (duzentos e oitenta e sete mil reais) foram gastos na aquisição de produtos para a merenda escolar que abrange: Aprafama, Quilombo e Assentamento Valinhos. Este valor é proveniente de recursos próprios do município e recursos federais.

A meta para 2015 é passar dos 300 mil reais em compras da agricultura familiar.

    O Prefeito Maurílio Ferreira Azambuja disse que merenda de qualidade em sempre foi uma das metas em sua administração “Além de garantir o melhor desempenho escolar, estamos incentivando a agricultura familiar no município.  Essa aquisição direta do produtor permite que as escolas recebam alimentos mais frescos e de melhor qualidade, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento da criança”. Disse o prefeito

Prefeitura de Maracaju incentiva agricultura familiar e garante merenda de qualidade