Onze prefeitos de MS são finalistas no prêmio Prefeito Empreendedor. Iniciativa reconhece projetos em prol do desenvolvimento dos pequenos negócios.

Prefeitura de Maracaju está entre as finalistas no prêmio “Prefeito Empreendedor/SEBRAE”
Centro Oeste: Maurílio Ferreira Azambuja, prefeito do município de Maracaju. / Foto: Bernardo Rebello

Onze municípios de Mato Grosso do Sul, tem projetos finalistas na edição estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A iniciativa é um reconhecimento aos gestores públicos que implementaram projetos para promover o desenvolvimento dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública e a cerimônia de premiação será realizada na quarta-feira (24).

Na 10ª etapa estadual, 22 municípios inscreveram seus projetos nas seguintes categorias: Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Desburocratização e Implementação da Redesimples; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI; Inovação e Sustentabilidade; Pequenos Negócios no Campo; e Políticas Públicas para Desenvolvimento Pequenos Negócios.

São finalistas 14 projetos de 11 municípios, sendo Maracaju, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Figueirão, Juti, Aquidauana, Naviraí, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste e Terenos. 

Os ganhadores participam automaticamente da etapa nacional, que terá premiação no dia 5 de junho em Brasília (DF).

Maracaju

A Prefeitura de Maracaju já foi a Vencedora Nacional – MELHOR PROJETO DA REGIÃO CENTRO-OESTE, no 8º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (2013-2014), na categoria “COMO MUDAR A PERSPECTIVA DE SUA CIDADE” com o Projeto: SIMPAF (Selo de Certificação de Qualidade dos Produtos da Agricultura Familiar).

Este ano a Prefeitura de Maracaju concorre na categoria “Pequenos Negócios no Campo”, onde o projeto é totalmente voltado aos trabalhos realizados pela administração municipal junto ao Quilombo São Miguel. O trabalho realizado junto aos quilombolas é voltado a produção agrícola familiar, que vem surtindo efeito positivo e mudou a vida dos moradores.
“Esse sucesso dos quilombolas, se dá pela união de diversos fatores, a mão do poder público orientado e auxiliando os moradores, que começa com o plantio até a colocação dos produtos no mercado consumidor, e, principalmente pela força de vontade, dedicação e trabalho das famílias”, disse Frederico Felini - Secretário de Governo Municipal.
O Prefeito Maurílio já ganhou estatueta nacional de prefeito empreendedor em 2015, com o projeto SIMPAF, (Certificação de Qualidade dos Produtos da Agricultura Familiar), que também foi voltado aos pequenos produtores. O crescimento da agricultura familiar no município, especificamente com as 84 famílias do quilombo, só cresceu a partir da criação do selo de qualidade que permite a comercialização dos produtos.