Ação tem início a partir de 04 de Abril.

Prefeitura de Maracaju anuncia inicia da Campanha de Vacinação contra a Gripe e Sarampo
Ação tem início a partir de 04 de Abril. / Foto: Secretaria Municipal de Saúde / Prefeitura de Maracaju

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde vem a público informar que será dado o início a Campanha de Vacinação contra a Gripe e Sarampo.

A ação iniciará com o DIA D contra a Gripe no 04 e 05 de Abril, para IDOSOS DE 60 ANOS OU MAIS na Igreja Santo Antônio, em seguida, a partir de 06 de abril ocorrerá a vacinação contra GRIPE E SARAMPO para Trabalhadores da Área da Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde.

“Queremos convocar os cidadãos acima de 60 anos ou mais, além de trabalhadores de saúde para vacinação contra a influenza e para sarampo em qualquer Unidade Básica de Saúde.” Explicou Thiago Olegário Caminha, Secretário Municipal de Saúde.

Sobre a Influenza

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão.

O vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização.

Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D.

O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Tipo A - são encontrados em várias espécies de animais, além dos seres humanos, como suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves.

As aves migratórias desempenham importante papel na disseminação natural da doença entre distintos pontos do globo terrestre.

Eles são ainda classificados em subtipos de acordo com as combinações de 2 proteínas diferentes, a Hemaglutinina (HA ou H) e a Neuraminidase (NA ou N).

Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente os subtipos A(H1N1)pdm09 e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos.

Alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.

Tipo B - infectam exclusivamente os seres humanos. Os vírus circulantes B podem ser divididos em 2 principais grupos (as linhagens), denominados linhagens B/ Yamagata e B/ Victoria. Os vírus da gripe B não são classificados em subtipos.

Tipo C - infectam humanos e suínos. É detectado com muito menos frequência e geralmente causa infecções leves, apresentando implicações menos significativa a saúde pública, não estando relacionado com epidemias.

Em 2011 um novo tipo de vírus da gripe foi identificado. O vírus influenza D, o qual foi isolado nos Estados Unidos da América (EUA) em suínos e bovinos e não são conhecidos por infectar ou causar a doença em humanos.

Sobre o Sarampo

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.