Profissionais da área da educação aguardam solução e lutam pelo reajuste salarial integral de 10,39%, negado por Adriane.

Prefeita marca reunião com professores em 15 de janeiro para negociar salário
Adriane Lopes, em solenidade de assinatura do contrato da obra das unidades habitacionais do Residencial Mandela l, ll e lll. / Foto: Marcelo Victor

A Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), participará de reunião com professores da Rede Municipal de Ensino (Reme), para negociar reajuste de salários, em 15 de janeiro.

O pronunciamento foi feito na manhã desta terça-feira (3), durante coletiva de imprensa, realizada em solenidade de assinatura do contrato da obra das unidades habitacionais do Residencial Mandela l, ll e lll.

Adriane afirmou que pretende buscar uma solução para a situação.“Marcamos uma reunião, onde vamos sentar com nossas equipes e buscar melhorias para nosso servidores da educação”, disse.

Profissionais da área da educação aguardam solução e lutam pelo reajuste salarial integral de 10,39%, negado por Adriane.

A última proposta, feita pela prefeita, foi parcelar o reajuste em três parcelas: 3,42% em janeiro, 3,48% em maio e 3,48% em dezembro de 2023. A categoria não aceitou.

A contraproposta, feita pelo Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP- MS), foi parcelar o reajuste em duas vezes: uma parcela de 3,42% em janeiro e 6,97% em março de 2023, mas, Adriane rejeitou.

Inicialmente, era esperado que o reajuste de 10,39% fosse pago integralmente. Mas, a prefeitura recusou todas as propostas, alegando falta de dinheiro e aumento de despesas.

Com isso, após várias tentativas frustradas, os professores decidiram, durante assembleia realizada em 19 de dezembro, que vão buscar apoio no Legislativo para que o acordo salarial seja cumprido pela prefeita.

A categoria ainda informou que irá reenviar a contraproposta que fizeram, anteriormente, para que os 10,39% sejam pagos em duas parcelas.

Greve
Professores da Reme reivindicam por reajuste salarial de 10,39% desde o fim do ano passado.

A categoria deflagrou greve e aulas foram suspensas de 2 a 9 dezembro de 2022. Além disso, ficou acampada em frente a prefeitura como forma de protesto.

Em 2 de dezembro, cerca de três mil servidores municipais da educação fizeram uma passeata até o Paço Municipal, onde ficaram concentrados aos gritos de “prefeita, cadê você? Eu vim aqui para receber”.

A partir de então, a prefeita fez contraproposta de reajuste salarial de 4,78% somado ao auxílio alimentação de R$ 400,00, que foi negado pela categoria, por unanimidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Prefeitura Municipal de Campo Grande, aulas da Reme começarão em 8 de fevereiro e terminarão em 18 de dezembro de 2023. A luta e greve dos professores não devem afetar o calendário do ano letivo.