O objetivo, segundo o Executivo Estadual, é instituir um modelo de gestão pública orientado por resultados, baseado em dados e metas a serem alcançadas, de forma a garantir entregas mais qualificadas para a população

Prefeita Adriane Lopes participa do MS Ativo e apresenta demandas para fortalecer políticas públicas
/ Foto: CORREIO CAMPO-GRANDENSE

A Prefeitura de Campo Grande participa nesta segunda-feira (26) do Programa MS Ativo Municipalismo do Governo do Estado, que visa consolidar o novo modelo de cooperação interfederativa entre Estado e prefeituras. A Capital está entre as 11 cidades da região que irão levar demandas e solicitações ao Governo do Estado em busca de ampliar a efetividade das políticas públicas. O programa acontece no auditório do Senac Hub, ao lado do Horto Florestal.

O objetivo, segundo o Executivo Estadual, é instituir um modelo de gestão pública orientado por resultados, baseado em dados e metas a serem alcançadas, de forma a garantir entregas mais qualificadas para a população. Com isso, o Governo e as prefeituras desenvolvem ações personalizadas, voltadas às demandas locais específicas de cada município.

Para a prefeita Adriane Lopes, que participou da abertura do evento ao lado da vice-prefeita Camilla Nascimento, a iniciativa fortalece o protagonismo municipal e com o apoio do Governo do Estado, a cidade leva mais melhorias à população. A prefeitura aproveita o momento para fazer solicitações em infraestrutura e na área da saúde.

“A proximidade com o governo do Estado é fundamental. Nós, prefeitos, fazemos a gestão dos municípios — no meu caso, da Capital — e conseguimos avançar até certo ponto. Mas é a parceria com o Governo do Estado que nos permite ir além e entregar mais resultados para a população. Esse seminário é muito importante. Estamos aqui justamente para apresentar as demandas de Campo Grande e buscar essa parceria com o governador Eduardo Riedel, para que possamos atender aos anseios da população, especialmente nas áreas de infraestrutura e saúde. Hoje estamos trazendo esses pedidos, que vêm diretamente da população, com a expectativa de conseguir recursos e inovação para investir na nossa cidade”, disse a prefeita Adriane Lopes.

Rodrigo Pérez, secretário de Estado do Governo e Gestão Estratégica, informou que os municípios participantes vão manter o espaço de diálogo, com o objetivo de aprofundar as discussões técnicas ao longo do dia para aprimorar cada vez mais a modalidade de cooperação.

“Se eu pudesse resumir o dia de hoje em uma palavra, seria: cooperação. O Programa Imersivo nasceu justamente com esse propósito: atender às demandas dos municípios. É o que o governador tem feito nas últimas três ou quatro semanas — ouvindo cada prefeito, cada vereador, cada presidente de Câmara — para entender o que cada município precisa, e, assim, o Estado poder atuar para ajudar a resolver.”

Cláudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS, enfatiza a ação integrada ao Sistema S. “A proposta do Sebrae é justamente essa: reforçar a importância de estarmos juntos, governo e municípios, promovendo cooperação e trabalhando com dados, conhecimento e transparência. É com essas ferramentas que conseguiremos levar mais gestão para todos os municípios. Este trabalho que estamos realizando tem o objetivo de levar mais transparência para a gestão, aprimorar os modelos administrativos, levar informação, números, dados, enfim, transformar tudo isso em conhecimento prático, como vocês têm feito tão bem com suas equipes. E é esse conhecimento que permite trabalhar mais e melhor, com eficiência, com inteligência, e sempre com troca de experiências.” 

Representando os secretários dos municípios e do Estado, a secretária de Estado de Assistência Social, Patrícia Cozzolino afirmou que os poderes devem unir esforços e estreitar a relação.